quinta-feira, 10 de maio de 2018

10 DE MAIO - KIKKI DANIELSSON


EFEMÉRIDE - Ann-Kristin “KikkiDanielsson, cantora country, dansband e pop sueca, nasceu em Visseltofta, no dia 10 de Maio de 1952. Por vezes, toca acordeão. Também é famosa por cantar à tirolesa, nalgumas canções.
Kikki Danielsson participou 9 vezes no Festival da Canção da Suécia, uma no da Noruega e duas vezes no Festival Eurovisão da Canção (1982 e 1985).
Iniciou a sua carreira na banda sueca Wizex em 1973, participando como membro deste grupo no Melodifestivalen de 1978. Em 1982, deixou os Wizex e passou a fazer parte da banda Chips. Participou em vários shows televisivos e radiofónicos, não apenas no seu país natal, mas também nos Estados Unidos da América na década de 1980.
Em 1984, casou com o músico sueco Kjell Roos, de quem teve um filho. Em 1987, publicou o álbum “Min barndoms jular” (com canções de Natal). Juntamente com Roosarna, produziu uma série de canções na década de 1990, que fizeram grande sucesso na Suécia. Em 1999, separou-se de Kjell Roos.
Os seus problemas com o consumo de álcool foram motivo para mexericos na imprensa sensacionalista da Suécia e levaram-na a interromper a sua carreira durante um curto período. Em 2006, ainda participou no Melodifestivalen, com a canção “I dag & i morgon”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...