quinta-feira, 24 de maio de 2018

24 DE MAIO - MAXIM SURAYEV


EFEMÉRIDE - Maxim Victorovich Surayev, cosmonauta russo, veterano de duas missões de longa duração na Estação Espacial Internacional (ISS), nasceu em Chelyabinsk no dia 24 de Maio de 1972.
Surayev foi graduado como piloto pela Escola de Pilotos da Força Aérea de Kacha em 1994 e como piloto-engenheiro-pesquisador pela Academia da Força Aérea de Zhukovsky em 1997.  Formou-se em Direito na Academia Russa de Serviços Civis (2007). Como piloto, é qualificado para voar nos caças L-39 Albatroz e Sukhoi Su-27, tendo mais de 700 horas de voo em diversos aviões, além de ser instrutor de pára-quedismo militar e ter a qualificação de mergulhador.
Entre Dezembro de 1997 e Setembro de 1999, cursou o programa de formação de cosmonautas da Roscosmos na Cidade das Estrelas, graduando-se como cosmonauta de testes e, a partir de Janeiro de 2000, foi seleccionado para o treino avançado de tripulante da ISS. Entre 2006 e 2009 fez parte de duas tripulações-reserva de expedições à ISS.
Foi ao espaço pela primeira vez em Setembro de 2009, a bordo da nave Soyuz TMA-16. Integrou, como engenheiro de voo, as tripulações de duas expedições (21 e 22). Nesta primeira missão, passou 167 dias a bordo da ISS e foi, no seu primeiro voo, o comandante da nave Soyuz que o levou e o tirou de lá, juntamente com o norte-americano Jeffrey Williams.
Voltou ao espaço em Maio de 2014, comandando a Soyuz TMA-13M para nova estadia de longa duração na ISS. Actuou como engenheiro de voo da Expedição 40 e como comandante da Expedição 41. Durante o seu período em órbita, fez uma caminhada espacial para remover equipamentos defasados da estrutura externa da estação. Regressou em Novembro, acumulando mais 165 dias em órbita terrestre.
Maxim Surayev é casado e tem duas filhas. É autor de um blog em russo, com tradução em inglês.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...