domingo, 27 de maio de 2018

27 DE MAIO - TONY HILLERMAN


EFEMÉRIDE - Anthony “Tony” Grove Hillerman, escritor norte-americano de romances policiais etnológicos, nasceu em Sacred Heart, Oklahoma, no dia 27 de Maio de 1925. Morreu em Albuquerque, Novo-México, em 26 de Outubro de 2008. Várias das suas obras foram adaptadas ao teatro e à televisão.
Era o mais novo de três irmãos. Os avós paternos nasceram na Alemanha e os maternos na Inglaterra. Cresceu em Pottawatomie County, Oklahoma.
Foi um condecorado combatente da Segunda Guerra Mundial, tendo servido na infantaria de 1943 a 1945.  Frequentou a Universidade de Oklahoma após a guerra, casando com Marie Unzner, uma estudante de microbiologia, com quem teve um filho biológico e cinco crianças adoptadas.
De 1948 a 1962, trabalhou como jornalista em Santa Fé. Obteve um mestrado em Jornalismo. Ensinou jornalismo de 1966 a 1987, na Universidade do Novo México, em Albuquerque, e também começou a escrever romances.
A crítica qualificou os seus livros como “etnológicos”, pelo facto de a maioria das histórias se passarem nas reservas dos índios Navajo. Muitas das suas obras são marcadas por um ambiente de conflito, com personagens em luta pela manutenção de tradições ancestrais. O herói de muitos desses livros é Joe Leaphorn, tenente da polícia tribal. O contexto Navajo é consequência da vivência que ele teve com os índios.
Tony Hillerman morreu de insuficiência pulmonar, com a idade de 83 anos. No momento do seu falecimento, o casal Hillerman tinha mais de 60 anos de matrimónio e dez netos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...