terça-feira, 29 de maio de 2018

29 DE MAIO - GARY BROOKER


EFEMÉRIDE - Gary Brooker, pianista, compositor e cantor inglês, do grupo de rock Procol Harum, nasceu em Hackney, no dia 29 de Maio de 1945.
Começou a aprender piano aos onze anos e rapidamente passou do clássico para Ray Charles. No começo dos anos 1960, formou o grupo The Paramounts, com Robin Trower na guitarra, Chris Copping no baixo e Barry J. Wilson na bateria. Depois da gravação de alguns singles e de um álbum, Gary Brooker deixou o grupo. Encontrou então Keith Reid, que lhe mostrou os poemas que escrevia. Gary decidiu musicá-los. Os dois propuseram estas canções a vários intérpretes, entre os quais os Beach Boys que as recusaram.
Decidiram então formar o seu próprio grupo, juntamente com vários ex-membros dos The Paramounts, aos quais se juntaram o organista Matthew Fisher e o baixista David Knights. Faltava encontrar um nome para a banda e um amigo sugeriu-lhes o nome de um gato do bairro - Procol Harum.
O êxito foi imediato e a nível mundial, graças a “A Whiter Shade of Pale”. O grupo, porém, fez muitas mudanças de músicos e acabou por se dissolver em 1977. Gary Brooker gravou então vários álbuns a solo e participou no álbum “Another Ticket” de Eric Clapton.
Em 1991, Gary voltou a formar a banda Procol Harum e recuperou o sucesso, sendo conhecidos e admirados a nível mundial.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...