quarta-feira, 30 de maio de 2018

30 DE MAIO - LUÍS REGO


EFEMÉRIDE - Luís Rego, músico, humorista e actor português, nasceu em Lisboa no dia 30 de Maio de 1943. Fez a sua carreira em França, para onde fugiu na década de 1960, para escapar ao serviço militar em Angola e à ditadura salazarista.
Iniciou a sua vida artística como músico do grupo Les Problèmes, no qual tocava guitarra rítmica e acompanhava o cantor Antoine.
Foi preso em Portugal durante dois meses por deserção. O seu nome apareceu numa canção escrita para o apoiar, “Balada para Luís Rego”.  O grupo onde tocava passou a chamar-se Les Charlots em 1966 e acumulou sucessos atrás de sucessos, sobretudo com canções humorísticas.
Em 1976, depois de ter protagonizado o filme “Les Bidasses en folie” juntamente com a banda, decidiu deixar o grupo. No entanto, anos mais tarde, ainda apareceu em alguns filmes de Les Charlots.
Luís Rego tocou a solo em vários filmes de sucesso, como “Os Bronzeados” (1978), “Os Homens preferem as gordas” (1980) e “A Vingança da serpente com penas” (1984).
Nos anos 1980, começou a ser ouvido também em programas de rádio (France Inter). Na presença de um convidado (o líder da extrema-direita Jean-Marie Le Pen), interpretou o sketch “O dia de um fascista”.
Rego continuou depois a sua carreira no cinema, no teatro e na televisão.  Foi-lhe recusada a nacionalidade francesa, tendo ele afirmado que «devia ser o único português instalado em França há décadas a quem tinha sido recusada a nacionalidade e que tinha de renovar a sua autorização de residência de dez em dez anos». Em Portugal, foi amnistiado em 1981 e pode entrar e circular livremente desde Janeiro de 1982. 
Já entrou em 46 filmes, 19 telefilmes, 19 peças de teatro e fez dobragens em 5 películas. Completa hoje 75 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...