domingo, 6 de maio de 2018

6 DE MAIO - MARIA MONTESSORI


EFEMÉRIDE - Maria Tecla Artemisia Montessori, médica e pedagoga italiana, morreu em Noordwijk aan Zee, nos Países Baixos, em 6 de Maio de 1952. Nascera em Chiaravalle no dia 31 de Agosto de 1870. Ficou conhecida pelo método educativo que desenvolveu e que ainda hoje é usado em escolas públicas e privadas de todo o mundo.
Destacou a importância da liberdade, da actividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina equilibraram-se, não sendo possível conquistar uma sem a outra. Adaptou o princípio da auto-educação, que consiste na interferência mínima dos professores, pois a aprendizagem tem como base o espaço escolar e o material didáctico.
Desde muito jovem, manifestou interesse pelas matérias científicas, principalmente matemática e biologia, entrando em conflito com os pais, alguns familiares e amigos, que desejavam vê-la seguir a carreira de professora.
Inscreveu-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Roma, escolha que a levou a ser, em 1896, uma das primeiras italianas a formar-se em medicina na Itália.
Após a sua formatura, não pôde exercer a profissão, pois na época não se admitia uma mulher examinando o corpo de um homem. Então, iniciou - na clínica da universidade - um trabalho com crianças tendo necessidades especiais, vindo posteriormente a dedicar-se à experimentação em crianças sem problemas. Observou, também, crianças que brincavam nas ruas e criou um espaço educacional para elas - a Casa dei Bambini (1907). Era como que um laboratório, onde era elaborado e experimentado o seu método.
No Método Montessori de Aprendizagem, composto especialmente por material de apoio, eram as próprias crianças a observar e fazer as conexões correctas e adequadas.
A partir de 1913, organizou cursos internacionais. Numerosas associações e organizações pediram-lhe para criar Casas de Crianças. Fez também múltiplas viagens para efectuar conferências e organizar estágios de formação pedagógica.
De 1914 a 1918, esteve nos Estados-Unidos, onde criou um colégio para professores e dirigiu uma Semana Pedagógica. 
Em 1929, fundou a Associação Montessori Internacional, com o objectivo de preservar, propagar e promover os princípios pedagógicos e práticos por ela formulados.
A partir de 1936, o governo fascista italiano tentou impor as suas ideias nas escolas Montessori. A sua criadora recusou e o governo condenou-a mandando fechar todas as escolas. Maria Montessori deixou então a Itália e instalou-se em Espanha.  A chegada de Franco ao poder, alterou-lhe os planos e ela mudou-se para a Holanda.
Depois de uma estadia na Índia, regressou a Itália em 1946 sendo reabilitada. Preferiu, no entanto, ir para a Holanda onde faleceu aos 81 anos. A sua obra foi continuada pelo seu filho Mario, até 1982, ano em que por sua vez ele faleceu com 83 anos.
Na actualidade, em todos os continentes, há mais de 20 000 escolas Montessori. Vários estudos demonstraram o interesse dos seus métodos, sobretudo para crianças vítimas de conflitos armados ou autistas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...