segunda-feira, 28 de maio de 2018

28 DE MAIO - T-BONE WALKER



EFEMÉRIDE - T-Bone Walker, de seu nome completo Aaron Thibeaux Walker e também conhecido por Oak Cliff T-Bone, guitarrista de blues, cantor e compositor norte-americano, nasceu em Linden, Texas, no dia 28 de Maio de 1910. Morreu em Los Angeles, em 16 de Março de 1975. É tido como o primeiro músico de blues a usar uma guitarra acústica amplificada. Foi considerado o 47º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana “Rolling Stone” (2003).
Walker tinha ascendência afro-americana e cherokee. Quando era jovem, a família mudou-se para uma região no sul de Dallas conhecida como Oak Cliff, onde ele encontrou e aprendeu com Blind Lemon Jefferson, um outro músico de blues. A primeira gravação de Walker foi Wichita Falls Blues” / “Trinity River Blues”, editada ‘ela Columbia Records em 1929.
O seu som característico surgiu depois de 1942, quando gravou “Mean Old World” na Capitol Records. Os seus solos de guitarra eléctrica estão entre os primeiros a serem ouvidos nas gravações de blues modernos.
A maioria das suas produções aconteceu entre 1946 e 1948 na Black & White Records, inclusivamente “Call It Stormy Monday (But Tuesday Is Just As Bad)” de 1947, com a famosa faixa de abertura, “They call it stormy Monday, but Tuesday's just as bad”, seguida por “T-Bone Shuffle”: “Let your hair down, baby, let's have a natural ball”. Ambas são consideradas blues clássicos. B. B. King disse que «“Stormy Monday” foi o que o inspirou a pegar numa guitarra».
Após o seu trabalho com a Black & White, gravou de 1950 a 1954 com a Imperial Records. A única gravação de Walker nos cinco anos seguintes foi “T-Bone Blues”.
No início da década de 1960, a carreira começou a declinar, apesar da sua apresentação no American Folk Blues Festival em 1962. Apesar de tudo, surgiram ainda alguns álbuns, tendo ganho mesmo um Grammy Award em 1971.
A influência de Walker ultrapassou a sua música. Ele foi o herói de infância de Jimi Hendrix, que procurou de alguma forma imitá-lo ao longo da sua vida.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...