quarta-feira, 2 de maio de 2018

2 DE MAIO - RUTH RENDELL


EFEMÉRIDE - Ruth Barbara Rendell (Grasemann), baronesa Rendell de Babergh, escritora inglesa de obras de mistério e psicologia criminal, morreu em Londres no dia 2 de Maio de 2015. Nascera na mesma cidade em 17 de Fevereiro de 1930. Escreveu também sob o pseudónimo ‘Barbara Vine’ e era muitas vezes chamada “Rainha do Crime”.
Filha de professores, terminou os seus estudos secundários na Loughton County High School, no Essex. Deu então início a uma carreira no jornalismo, desempenhando as funções de repórter e subeditora em diversos periódicos regionais. Em 1950, casou com o colega Don Rendell e, engravidando do seu primeiro e único filho, abandonou o trabalho para se recolher no lar. Decorreram cerca de dez anos durante os quais Ruth Rendell utilizou o tempo que lhe sobrava das lides domésticas para se iniciar na escrita, tentando vários géneros literários, fixando-se finalmente no romance policial.
Assim, publicou o seu primeiro livro em 1964, com o título “From Doon With Death”. Neste romance, a escritora apresentava o Inspector Reginald Wexford, detective da pequena localidade de Kingsmarkham, personagem que obteve desde o começo grande popularidade. Seguiram-se muitos outros volumes, entre os quais “To Fear A Painted Devil” (1965), “Vanity Dies Hard” (1966) e “Wolf To The Slaughter” (1967).
Durante a década de 1980, começou a publicar romances policiais utilizando o pseudónimo ‘Barbara Vine’ para exprimir uma sua faceta mais psicológica. As obras assim assinadas constituíram um sucesso de vendas bastante significativo.
Escritora prolífica, publicou cerca de meia centena de livros policiais, que a crítica dividiu em três categorias. Uma série dedicada ao Inspector Wexford, de que podem destacar-se “Kissing The Gunner's Daughter” (1992) e “Road Rage” (1997); uma outra à psicologia patológica, marcada sobretudo por obras como “A Judgement In Stone” (1977) e “The Lake Of Darkness” (1980); e os romances que assinou como ‘Barbara Vine’, de que se podem salientar “A Fatal Inversion” (1987) e “King Solomon's Carpet” (1991).
Vencedora de vários prémios literários da especialidade, Ruth Rendell foi nomeada membro vitalício da Câmara dos Lordes do Parlamento britânico, com o título de baronesa.
Era comendadora da Ordem do Império Britânico desde 1996. Várias das suas obras foram adaptadas à televisão e ao cinema por realizadores como Pedro Almodóvar e Claude Chabrol, entre outros.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...