sábado, 26 de maio de 2018

26 DE MAIO - SALLY RIDE


EFEMÉRIDE - Sally Kristen Ride, astronauta dos Estados Unidos e a primeira mulher norte-americana a ir ao espaço (1983), após as soviéticas Valentina Tereshkova (1963) e Svetlana Savitskaya (1982), nasceu em Los Angeles no dia 26 de Maio de 1951. Morreu em San Diego, em 23 de Julho de 2012.
Formada em Física e Inglês pela Universidade de Stanford, com mestrado (1975) e doutoramento (1978), Sally foi uma das 8 900 candidatas que responderam a um anúncio da NASA para ser seleccionado o primeiro grupo de astronautas femininas do programa espacial norte-americano (1978).
Escolhida, com mais cinco mulheres, completou o curso de qualificação em 1979. Como parte da sua aprendizagem, actuou como CAPCOM (comunicadora com a nave e a tripulação em voo) das segunda e terceira missões da nave espacial e ajudou a desenvolver o braço robótico canadiano acoplado ao espaço de carga da nave espacial.
Em Junho de 1983, Ride entrou para a história como a primeira americana a subir ao espaço, como integrante da tripulação da Challenger, na missão STS-7, que colocou em órbita dois satélites de comunicações, realizou experiências farmacêuticas e foram os primeiros tanto a colocar um satélite na sua órbita no espaço, como em recolher outro avariado para dentro da nave espacial.
No final de seu segundo voo espacial no ano seguinte, missão STS-41-G também como tripulante da Challenger, Sally passou a ter 343 horas de permanência no espaço. Ela treinava para uma terceira missão, quando ocorreu o acidente que destruiu a Challenger e matou a sua colega da equipa pioneira Judith Resnik, paralisou o programa espacial americano durante quase três anos e impediu-a de voar mais uma vez.
Em 1987, após se ter tornado uma líder e exemplo para todas as mulheres americanas que desejavam ser astronautas e ser uma das investigadoras oficiais das causas do acidente, deixou a NASA para trabalhar na Universidade de Stanford, leccionar Física na Universidade da Califórnia e dirigir o Instituto Espacial da Califórnia. Em 2003, foi convidada para fazer parte da equipa de investigação das causas da tragédia com a Columbia, tornando-se o único astronauta a participar nas duas investigações.
Sally morreu em Julho de 2012, por causa de problemas decorrentes de um cancro no pâncreas. Foi casada com o também astronauta Steven Hawley, de quem estava divorciada.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...