sábado, 21 de agosto de 2021

21 DE AGOSTO - MÁRIO PINTOB DE ANDRADE

EFEMÉRIDE - Mário Pinto de Andrade, escritor e activista político angolano, co-fundador e primeiro presidente do MPLA, nasceu em Golungo Alto no dia 21 de Agosto de 1928. Morreu em Londres, em 26 de Agosto de 1990.  

Era ilho de José Cristino Pinto de Andrade e de Ana Rodrigues Coelho. Em 1930, foi para Luanda, onde fez os estudos primários no Seminário de Luanda e concluiu, em 1948, os estudos secundários no Colégio das Beiras. Partiu para Lisboa, nesse mesmo ano, para estudar Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Juntamente com outros estudantes e intelectuais de países africanos lusófonos, como Agostinho Neto, Amílcar Cabral e Francisco José Tenreiro, criou o Centro de Estudos Africanos, em 1951, com o objectivo de reflectir sobre problemáticas importantes de África.

Em 1954, partiu para o exílio em Paris, onde conheceu outros círculos africanos, relacionando-se com Léopold Senghor e Nelson Mandela, entre outros. Foi chefe de redacção, entre 1951 e 1958, da conceituada revista “Présence Africaine e”, em 1956, participou no 1º Congresso de Escritores e Artistas Negros, tendo três anos mais tarde, tomado parte no 2º Congresso, em Roma.

Na década de 1960, tornou-se activista político e exerceu o cargo de presidente do MPLA, entre 1959 e 1962, e o de secretário-geral desse movimento, entre 1962 e 1972.

Dedicou-se também, entretanto, ao estudo de Sociologia e à actividade de diversas publicações antológicas e de obras literárias. Assim, publicou “Antologia da Poesia Negra de Expressão Portuguesa” (1958), “La Poésie Africaine d’Expression Portugaise” (1969), “Amilcar Cabral: Essai de Biographie Politique” (1980) e “As origens do Nacionalismo Africano” (1997), entre muitos outros.

Por ser considerado um dos mais importantes ensaístas angolanos do século XX e tendo sido o primeiro africano de língua portuguesa a elaborar textos críticos e estético-doutrinários sobre a poesia africana lusófona, o Ministério da Cultura de Angola decidiu criar o Prémio de Ensaio Literário Mário Pinto de Andrade.

Em 1990, Mário de Andrade faleceu em Londres, aos 62 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...