Aos 17 anos, tornou-se gerente de um teatro na sua terra natal, onde começara a actuar três anos antes. A sua estreia na Broadway deu-se em 1901.
Em 1906, constituiu uma companhia teatral com a sua primeira esposa, Ivah Mills.
A sua primeira aparição no cinema aconteceu somente na primeira metade da década de 1930. Actor em papéis característicos, notabilizou-se por encarnar homens de negócio severos ou políticos, mas com um coração de ouro.
Popular em comédias, o seu grande momento foi em “The More the Merrier” (1943), como um exagerado executivo obrigado a dividir um apartamento com outras pessoas em Washington, D. C., durante a Segunda Guerra Mundial. O papel deu-lhe o seu único Oscar, mas foi nomeado noutras duas ocasiões, com “The Devil and Miss Jones” (1941) e “The Green Years” (1946). Era avô do também vencedor de um Oscar, James Coburn.
Continuou a trabalhar no teatro, onde inclusivamente se encontrava uma semana antes de falecer, numa montagem de “You Can't Take It with You”. Já octogenário, fez trabalhos na televisão, com o entusiasmo de um iniciante.
O seu casamento com Ivah Mills, com quem teve seis filhos, durou de 1906 a 1937, ano em que ela faleceu. Em 1959, casou-se com Winifred Jean Clements Natzka, que lhe deu mais um filho. O matrimónio terminou com a sua própria morte, ocorrida em Agosto de 1961, vítima de ataque cardíaco.
Sem comentários:
Enviar um comentário