Estudou na École des
Beaux-Arts com Louis Barrias e Charles Vital-Cornu.
Foi membro do Salon des Artistes Français e recebeu uma comenda em 1901.
Estudou Escultura de 1894
a 1899 na École des Beaux-Arts de Paris nas
oficinas de Louis-Ernest Barrias (1841/1905) e Charles Vital-Cornu (1851/1927).
Expôs no Salon des Artistes Français e
tornou-se seu membro em 1900.
Tinha o seu estúdio na rua
Fontaine em Paris, bem como outro na rua Boissonade
em Montparnasse. O meio artístico que frequentava permite-lhe
aproximar-se pela aviação ainda incipiente, que
se tornou para ele uma segunda paixão.
Em 1907, foi uma das pessoas a
encomendar uma aeronave de Gabriel Voisin, que foi o primeiro exemplar do que
viria a tornar-se um dos mais bem-sucedidos dos primeiros aviões franceses, o
biplano Voisin 1907, que necessitou de vários
testes
e melhorias antes de ser
entregue ao escultor.
Em 7 de Janeiro de 1909, recebeu
o terceiro dos oito primeiros certificados de
aviador concedidos pelo Aéro-Club de France.
Em Setembro de 1908, estabeleceu
um recorde de 244,6 km em 29 minutos e 53 segundos e, em 1909, recebeu o prémio
Lagatiner em Juvisy (5,8 km em 10 minutos e
18 segundos).
Fez um voo sensacional numa
tempestade em Doncaster, Inglaterra, em 17 de Outubro, estabelecendo um recorde
mundial (9,6 km em 7 minutos e 36 segundos) e, em Dezembro, um novo recorde para monoplanos.
Faleceu em 4 de Janeiro de 1910,
quando uma das asas do seu monoplano Blériot XI falhou em Croix d’Hins,
perto de Bordéus.
Foi presidente do Aéro-Club de
France em 1908 e, em 1909, foi condecorado com a
Légion d’honneur. Em 1910,
recebeu uma medalha da Academia de Ciências de Paris.
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