Laffite estreou-se na Fórmula 1 em 1974 pela Iso
Marlboro, equipa dirigida por Frank Williams. No ano seguinte, competiu
para a mesma equipa, chamada agora Williams, ficando em 2º lugar no Grande
Prémio da Alemanha, disputado em Nürburgring.
Em 1976, mudou para a equipa francesa Ligier,
conseguindo 20 pontos e um pódio no Grande Prémio da Itália. A sua
primeira vitória foi no Grande Prémio da Suécia de 1977.
A temporada de 1979 abriu com duas vitórias de Laffite
nos primeiros dois GPs, na Argentina e no Brasil,
colocando o piloto francês pela primeira vez na liderança do campeonato; porém,
com o abandono em Long Beach, perderia para o canadiano Gilles
Villeneuve da Ferrari.
O piloto do carro azul número 26 recuperaria novamente
a ponta com o 2º lugar na Bélgica; porém foi só isto e, nas etapas
seguintes, não conseguiu alcançá-la.
Por falta de recursos financeiros, não foi suficiente
para a pequena equipa francesa enfrentar as mais bem estruturadas: Ferrari,
Williams, Brabham e Renault. Laffite conseguiu como melhor
colocação ao fim do campeonato a 4ª posição nos campeonatos de 1979, 1980 e
1981.
Em 1981, com os motores Matra V12, ele chegou à
última corrida em Las Vegas disputando o título com o argentino Carlos
Reutemann, da Williams, e com Nelson Piquet, da Brabham. Uma
troca de pneus acabou tirando as suas chances e o título foi para o brasileiro.
Pelo 7º ano seguido, continuou na
equipa azul, mas o melhor que consegue foi o 3º lugar no GP da Áustria
e apenas 5 pontos no total, terminando em 18º na geral. No final da época,
decide sair da equipa, indo para a Williams do seu amigo Frank.
Disputou as temporadas de 1983 e 1984 pela equipe Williams,
mas não obteve sucesso. Em 1983, a equipa tinha apenas o antigo motor Ford
Cosworth aspirado, para enfrentar os possantes motores turbo, apenas na
última etapa é que a equipa consegue o desejado Honda Turbo. No retorno à
equipa, fez 11 pontos e o 11º lugar na classificação.
No ano seguinte, os novos motores japoneses revelaram-se
muito frágeis para resistir às corridas. Além disso, o primeiro piloto, o
finlandês Keke Rosberg, recebia tratamento preferencial na equipa. Com tudo
isso, marcou 5 pontos e o 14º na final.
Voltou à equipa Ligier em 1985 e com os potente
motores Renault Turbo e obteve três pódios, sendo dois 3ºs nos GPs:
Grã-Bretanha e Alemanha e o 2º lugar na Austrália e o 9º
na classificação final com 16 pontos.
Mais dois pódios em 1986: Brasil e Estados
Unidos. Naquele ano, ele vinha a fazer uma temporada muito boa, mas sofreu
um acidente na largada do Grande Prémio da Grã-Bretanha e fracturou os
dois pés, obrigando-o a parar de correr na Fórmula 1 encerrando com 14
pontos e o 8º lugar na classificação geral (naquela corrida, Laffite igualaria
a marca de 176 Grande Prémios do inglês Graham Hill).
Recuperou dos ferimentos e competiu mais tarde em
carros de turismo. É agora um comentador de televisão para o canal francês TF1.
Laffite competiu em 176 GPs, tendo 6 vitórias,
32 pódios, 7 pool positions, 6 voltas mais rápidas e 228 pontos totais.
As vitórias firam conseguidas foram: 1977 - Suécia; 1979
- Argentina e Brasil; 1980 - Alemanha; e 1981 – Áustria e Canadá.
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