terça-feira, 16 de abril de 2024

16 DE ABRIL - JULINHO KSD

EFEMÉRIDE - Julinho KSD, de seu verdadeiro nome Júlio Marques Lopes, cantor e rapper português, nasceu em Portugal no dia 16 de Abril de 1998.

Editado em 2021, o seu álbum de estreia, “Sabi na Sabura”, alcançou o galardão de platina.

Julinho KSD nasceu em Portugal, filho de pais cabo-verdianos. Cresceu no bairro do Casal de São José, em Mem Martins, concelho de Sintra.

O artista começou a editar música em 2017, quando publicou o single “Básico” sob a alçada dos Instinto 26, um colectivo de produção musical a que se juntou nesse ano. Na altura, ainda era jogador de futebol no SU Sintrense.

Na época 2018/2019, lesionou-se com gravidade (fez uma rotura de ligamentos), o que o levou a desistir de prosseguir esse caminho profissional, trocando-o pela música.

Desde o início da sua carreira que Julinho KSD integra os Instinto 26, colaborando regularmente com os seus companheiros do colectivo. Em 2019, o músico assinou contrato com a Sony Music Portugal.

Julinho KSD canta maioritariamente em crioulo cabo-verdiano e português, misturando ambas as línguas também com o inglês.

O músico reconhece a música de Cabo Verde como a maior influência no seu trabalho, citando Jorge Neto, Gil Semedo, Gilyto e a banda Ferro Gaita, que os seus pais ouviam quando ele era criança, como algumas das suas influências. Estes últimos parecem ter maior preponderância: KSD samplou-os na faixa “Panha Mau” do seu álbum de estreia.

Em Dezembro de 2021, num concerto para a estação de rádio Mega Hits, o artista tocou uma versão do tema “E Si Prôpi”, um clássico dos Ferro Gaita.

Todos os singles que lançou atingiram a marca de platina no mercado português: “Sentimento Safari” (4x), “Vivi Good” (3x), “Hoji N’ka Ta Rola” (3x), “Hoji em Sa Tá Vivi” (2x), “Conclusão”, “Mama Ta Xinti” e “Stunka”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...