segunda-feira, 1 de abril de 2024

1 DE ABRIL - ALEXANDER SERGEYEVICH YAKOVLEV

EFEMÉRIDE - Alexander Sergeyevich Yakovlev, engenheiro aeroespacial soviético, nasceu em Moscovo no dia 1 de Abril de 1906. Morreu na mesma cidade em 22 de Agosto de 1989.

Ele projectou as aeronaves militares Yakovlev, na sua maioria caças utilizados durante a Segunda Guerra Mundial.

Yakovlev foi membro do Partido Comunista da União Soviética a partir de 1938.

Yakovlev nasceu em Moscovo, onde o pai era empregado da companhia petrolífera Nobel Brothers. Entre 1919/1921, trabalhou como mensageiro em part-time quando ainda frequentava a escola e, em 1922, construiu o seu primeiro avião de modelo como parte de um projecto da escola.

Em 1924, construiu um planador, o AVF-10, fazendo o seu primeiro voo em 24 de Setembro de 1924. O projecto ganhou um prémio e fez com que recebesse uma proposta de trabalho na Academia de Engenharia Militar da Força Aérea de Zhukovsky. Entretanto, as suas repetidas tentativas de ser admitido na academia eram rejeitadas devido a «falta de origens no proletariado».

Em 1927, Yakovlev projectou o ultraleve AIR-1. Este foi o primeiro de uma série de dez aeronaves que projectou entre 1927/1933.

Em 1927, Yakovlev foi finalmente admitido na academia, graduando-se em 1931. Ele foi então enviado para a Fábrica de Aviação de Moscovo nº 39, onde o seu primeiro escritório de aviação leve foi criado em 1932. Tornou-se o principal engenheiro em 1935 e engenheiro chefe (1956/1984) de aeronaves na OKB Yakovlev.

A OKB desenvolveu um grande número de caças para serem utilizados pela Força Aérea Soviética durante a Segunda Guerra Mundial. Alguns dois modelos mais conhecidos e bem-sucedidos incluem o Yak-1, Yak-3, o Yak-9 e o avião de transporte Yak-6.

Em 1945, Yakovlev desenhou uma das primeiras aeronaves soviéticas com motor a jacto, o Yak-15. Ele também projectou o primeiro interceptador soviético para qualquer condição meteorológica, o Yak-25P, e o primeiro bombardeiro supersónico soviético, o Yak-28.

No período pós-guerra, Yakovlev ficou conhecido pelo avião comercial Yak-42, uma aeronave de médio alcance com três motores, além de vários modelos acrobáticos.

Yakovlev serviu Joseph Stalin como vice-ministro da Indústria Aeronáutica entre 1940/1946. Antes do início da Segunda Guerra Mundial, fez várias viagens para Itália, Reino Unido e Alemanha para estudar o desenvolvimento de aeronaves nestes países. Após o início da guerra, auxiliou a supervisionar a evacuação das fábricas de aeronaves para o leste, e a organização da produção, ainda enquanto era chefe da sua própria OKB. Ele foi também um membro da Academia de Ciências da Rússia em 1943. Em 1946, recebeu o título de “coronel-general da Aviação”.

Em 1976, Yakovlev tornou-se académico da Academia de Ciências da União Soviética. Foi também deputado do Soviete Supremo da União Soviética (1946/1989).

Yakovlev aposentou-se em 21 de Agosto de 1984. Quando faleceu, foi sepultado no Cemitério Novodevichy em Moscovo.

Entre os prémios e medalhas recebidas, saliente-se: Herói do Trabalho Socialista (1940, 1957); Prémio Lenin (1972); Prémio Stalin (1941, 1942, 1943, 1946, 1947 e 1948); Ordem de Lenin (8 vezes); Ordem Nacional da Legião de Honra, oficial (França); e Medalha dourada da Federação Aeronáutica Internacional.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...