Ele projectou as aeronaves
militares Yakovlev, na sua maioria caças utilizados durante a Segunda
Guerra Mundial.
Yakovlev foi membro do Partido
Comunista da União Soviética a partir de 1938.
Yakovlev nasceu em Moscovo,
onde o pai era empregado da companhia petrolífera Nobel Brothers. Entre
1919/1921, trabalhou como mensageiro em part-time quando ainda frequentava a
escola e, em 1922, construiu o seu primeiro avião de modelo como parte de um projecto
da escola.
Em 1924, construiu um
planador, o AVF-10, fazendo o seu primeiro voo em 24 de Setembro de
1924. O projecto ganhou um prémio e fez com que recebesse uma proposta de
trabalho na Academia de Engenharia Militar da Força Aérea de Zhukovsky.
Entretanto, as suas repetidas tentativas de ser admitido na academia eram
rejeitadas devido a «falta de origens no proletariado».
Em 1927, Yakovlev projectou o
ultraleve AIR-1. Este foi o primeiro de uma série de dez aeronaves que
projectou entre 1927/1933.
Em 1927, Yakovlev foi finalmente
admitido na academia, graduando-se em 1931. Ele foi então enviado para a Fábrica
de Aviação de Moscovo nº 39, onde o seu primeiro escritório de
aviação leve foi criado em 1932. Tornou-se o principal engenheiro em 1935 e
engenheiro chefe (1956/1984) de aeronaves na OKB Yakovlev.
A OKB desenvolveu um
grande número de caças para serem utilizados pela Força Aérea Soviética
durante a Segunda Guerra Mundial. Alguns dois modelos mais conhecidos e
bem-sucedidos incluem o Yak-1, Yak-3, o Yak-9 e o avião de
transporte Yak-6.
Em 1945, Yakovlev desenhou
uma das primeiras aeronaves soviéticas com motor a jacto, o Yak-15. Ele
também projectou o primeiro interceptador soviético para qualquer condição
meteorológica, o Yak-25P, e o primeiro bombardeiro supersónico
soviético, o Yak-28.
No período pós-guerra,
Yakovlev ficou conhecido pelo avião comercial Yak-42, uma aeronave de
médio alcance com três motores, além de vários modelos acrobáticos.
Yakovlev serviu Joseph Stalin
como vice-ministro da Indústria Aeronáutica entre 1940/1946.
Antes do início da Segunda Guerra Mundial, fez várias viagens para Itália,
Reino Unido e Alemanha para estudar o desenvolvimento de aeronaves nestes
países. Após o início da guerra, auxiliou a supervisionar a evacuação das
fábricas de aeronaves para o leste, e a organização da produção, ainda enquanto
era chefe da sua própria OKB. Ele foi também um membro da Academia de
Ciências da Rússia em 1943. Em 1946, recebeu o título de “coronel-general
da Aviação”.
Em 1976, Yakovlev tornou-se
académico da Academia de Ciências da União Soviética. Foi também
deputado do Soviete Supremo da União Soviética (1946/1989).
Yakovlev aposentou-se em 21
de Agosto de 1984. Quando faleceu, foi sepultado no Cemitério Novodevichy
em Moscovo.
Entre os prémios e medalhas
recebidas, saliente-se: Herói do Trabalho Socialista (1940, 1957); Prémio
Lenin (1972); Prémio Stalin (1941, 1942, 1943, 1946, 1947 e 1948); Ordem
de Lenin (8 vezes); Ordem Nacional da Legião de Honra, oficial
(França); e Medalha dourada da Federação Aeronáutica Internacional.
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