quarta-feira, 28 de março de 2007

EFEMÉRIDE - Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo, romancista, poeta, dramaturgo, historiador e jornalista português, nasceu em Lisboa, no dia 28 de Março de 1810, tendo falecido em Santarém, na quinta de Vale de Lobos, em 13 de Setembro de 1877.
Estudou Latim, Lógica e Retórica no Palácio das Necessidades e, mais tarde, na Academia da Marinha Real.
Em 1831, envolveu-se numa revolta militar contra os absolutistas, acabando por se exilar. Regressado a Portugal, foi durante sete anos director da revista Panorama, uma publicação artística e científica, na qual também colaborou com trabalhos de sua autoria. Literariamente começou por escrever poesias, passando depois a obras de ficção. Percorreu o país, pesquisando e juntando documentos necessários à sua actividade de historiador. É autor de A História de Portugal e História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal. Foi precursor em Portugal das Narrativas Históricas, na senda de Walter Scott na Escócia e de Vítor Hugo em França, faceta que viria a fazer dele um dos melhores escritores portugueses de todos os tempos. Juntamente com Garrett, introduziu também o Romantismo na literatura portuguesa.
Para o fim, desiludido com a vida pública, recusou vários títulos e nomeações preferindo ocupar-se da sua propriedade, próximo de Santarém, onde viria a morrer.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...