domingo, 4 de março de 2007

EFEMÉRIDE - Antonio Lucio Vivaldi, um dos maiores compositores de música do período barroco, de nacionalidade italiana, nasceu em Veneza, no dia 4 de Março de 1678. Morreu em Viena, em 28 de Julho de 1741.
Para iniciar a sua carreira musical teve a ajuda do pai, barbeiro mas também um talentoso violinista. Admitido na Orquestra da Basílica de São Marcos, aí se tornou no maior violinista do seu tempo.
Em 1703, Vivaldi foi ordenado padre mas, no ano seguinte, foi dispensado da celebração da Santa Eucaristia, devido à sua saúde fragilizada, tendo então começado a ensinar violino num orfanato feminino. Foi um amor mútuo: as crianças tinha por ele uma enorme admiração e estima e Vivaldi compôs para elas a maioria dos seus concertos, cantatas e músicas sagradas.
Foi autor de mais de 450 concertos (entre os quais, se destaca o muito célebre - “As Quatro Estações”), 46 óperas, várias sinfonias, 73 sonatas, música de câmara e música sacra. A maior parte do seu repertório só viria a ser descoberto no século XX.
Como tantos músicos da sua época, Vivaldi acabou a vida na pobreza. Com graves problemas económicos, viu-se obrigado a vender muitos dos seus manuscritos a preços irrisórios, para custear a sua emigração para Viena. Não se conhecem exactamente os motivos desta deslocação, mas pensa-se que terá querido conhecer Carlos VI, que adorava as suas composições. Vivaldi veio a ocupar as funções de compositor na Corte Imperial. Não teve sorte, porém, pois pouco tempo depois o Imperador morreu e Vivaldi viu-se sem protecção nem dinheiro. Teve de vender, mais uma vez, muitos dos seus manuscritos para poder sobreviver. Faleceu pouco tempo depois.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...