quinta-feira, 22 de março de 2007

EFEMÉRIDE - Johann Wolfgang von Goethe, poeta, romancista, dramaturgo, cientista e filósofo alemão, morreu em Weimar, no dia 22 de Março de 1832. Nascera em Frankfurt, em 28 de Agosto de 1749.
Foi uma das figuras mais importantes do seu tempo, na Literatura Alemã e no Romantismo Europeu.
Goethe estudou Direito nas Universidades de Leipzig e Estrasburgo, tendo aprendido igualmente grego, latim e francês. Doutorou-se em 1772, ano em que começou a praticar advocacia. Ocupou diversos cargos políticos. A partir de 1794, passou a dedicar-se quase exclusivamente à literatura, numa produção quase febril.
Foi autor da peça “Fausto”, mundialmente conhecida, de vários romances notáveis e de uma importantíssima obra poética.
No campo científico, passou alguns anos da vida obcecado pela sua Teoria das Cores, onde tentava contrariar a teoria de Newton. Também a sua descoberta do osso inter-maxilar no crânio humano, que indicaria um parentesco entre o homem e outros animais, terá servido de inspiração para Darwin. Escreveu um ensaio sobre a metamorfose das plantas, ideia muito avançada em relação aos botânicos da sua época. Foi condecorado com a Legião de Honra por Napoleão Bonaparte, em Erfurt.
Numa “quase ainda madrugada” de Março, sentado numa poltrona ao lado da cama, restabelecendo-se de um resfriado, Goethe chamou o criado e pediu «Abram a janela, para que entre mais luz». Dito isto, morreu…

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...