sábado, 10 de março de 2007

EFEMÉRIDE - Osama Bin Laden, chefe e fundador da Al-Qaeda, organização terrorista envolvida em diversos atentados, originário do Iémen, nasceu em Riyad, na Arábia Saudita, em 10 de Março de 1957, completando hoje cinquenta anos. Ignora-se, no entanto, se ainda está vivo. Tão depressa se diz que ele estará algures nas montanhas entre o Afeganistão e o Paquistão, embora sofrendo de insuficiência renal e necessitando de diálise, como depois se afirma que teria morrido vítima de tifo em 2006. Pelo meio, apareceram várias mensagens em vídeo, a si atribuídas, mas cuja veracidade nem sempre foi confirmada.
A CIA, aliada à Arábia Saudita e ao Paquistão, armou-o e apoiou-o durante a guerra-fria, para combater os soviéticos, quando da invasão e ocupação do Afeganistão. Foi agente secreto ao serviço da CIA e do Paquistão.
Em Fevereiro de 1989, os soviéticos abandonaram o Afeganistão e o grupo de Bin Laden pediu a continuação do apoio dos EUA e da Arábia Saudita, até à tomada de Cabul. Estes países, no entanto, vendo os seus objectivos atingidos (retirada da União Soviética) cortaram-lhe todos os financiamentos e o apoio logístico.
Sentindo-se traído, Osama foi para a Arábia Saudita, mas as relações já não eram boas. Este país retirou-lhe mesmo a nacionalidade. Instalou-se no Sudão, onde investiu em vários negócios e empresas. Entre 1992 e 1996, Bin Laden, que financiou grupos islamistas que tinham combatido os soviéticos, lançou um apelo para que os interesses americanos fossem atacados em todo o mundo. Um daqueles grupos foi responsável pelo atentado no Iémen contra soldados americanos. No mesmo ano, foi perpetrado o primeiro atentado contra o World Trace Center, com seis mortes. Os americanos conseguem a sua expulsão do Sudão e Bin Laden refugia-se no Afeganistão, então já sob controlo dos talibãs.
Depois do atentado às Torres de Nova Iorque, Bush ordena o ataque ao Afeganistão, com o fim de aniquilar a Al-Qaeda.
Bin Laden é procurado desde então, devido aos vários actos terroristas, principalmente os de 1998 no Quénia e na Tanzânia e o de 2001 nos Estados Unidos. O governo americano oferece uma recompensa de 25 milhões de dólares a quem indicar a sua localização exacta ou o entregar morto ou vivo.
Bin Laden, cujas origens se situam numa família várias vezes milionária, que o renegou publicamente em 1994, tem 53 meios-irmãos (filhos do mesmo pai) e, ele próprio, é pai de cerca de vinte filhos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...