sexta-feira, 16 de março de 2007

EFEMÉRIDE - Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco, escritor português, nasceu em Lisboa, no dia 16 de Março de 1825. Suicidou-se em São Miguel de Seide, em 1 de Junho de 1890.
A sua vida aventureira e impulsiva, inspirou muitos dos seus livros. Estreou-se com o poema heróico - cómico “Pundonores Desagravados”. Foi o primeiro escritor de língua portuguesa a viver exclusivamente da literatura, escrevendo mais de duzentos livros, a um ritmo frenético, alucinante e intenso. Um dos seus melhores livros (Amor de Perdição) terá sido escrito apenas em quinze dias. Escreveu poesia, teatro, história, ficção e biografias, tendo feito igualmente críticas literárias e traduções.
Foi criado por uma tia e, mais tarde por uma irmã, a partir da morte do pai, que ocorreu quando ele tinha dez anos. A mãe morrera nove anos antes.
Casou aos dezasseis, mas o casamento durou pouco tempo. Apaixonou-se depois por uma freira. Tentou estudar Medicina mas, em vez disso, a partir de 1848, passou a levar uma vida boémia, entre cafés e salões burgueses, escrevendo apesar de tudo para diversos jornais.
Apaixonou-se mais tarde por Ana Plácido e, quando esta se casou com um brasileiro, atravessou um período de misticismo que o levou a entrar num seminário, mas por pouco tempo. Camilo “raptou” Ana e, depois de andaram foragidos durante algum tempo, deslocando-se de terra em terra, acabaram por ser presos e julgados. Ficaram numa prisão do Porto, onde escreveu Memórias do Cárcere. Quando foram libertados, passaram a viver juntos, mas só se casaram dois anos antes da morte do escritor.
Paralelamente à sua actividade nas Letras, fundou e dirigiu vários jornais. Foi eleito sócio da Academia Real das Ciências, sob proposta do escritor Alexandre Herculano,.
Vários desgostos com os filhos, a morte dum e o alcoolismo doutro, a falta de dinheiro e uma cegueira progressiva, levaram-no por fim ao suicídio. A aventura que fora a sua vida, chegava ao fim.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...