sexta-feira, 9 de março de 2007

EFEMÉRIDE - Charles Bukowski, romancista e poeta americano, de origem polaca, morreu em Los Angeles, no dia 9 de Março de 1994, vítima de leucemia. Nascera em Andernach, na Alemanha, em 16 de Agosto de 1920, mas a família mudou-se para os Estados Unidos, quando ele tinha apenas três anos. Foi vítima continuada dos maus-tratos do pai, que era alcoólico, e herdou o seu vício desde a adolescência. Aos 16 anos, enfrentou o pai e os dois bateram-se, bêbados, sob o olhar assustado, mas passivo, de sua mãe. Com relações difíceis com toda a gente, ele tornou-se, a pouco e pouco, um excluído e um rejeitado da sociedade, que só se fazia notar por ser muito feio. Como paliativo, descobriu a escrita e a poesia.
Apesar de ter estudado Jornalismo, nunca exerceu esta profissão. Teve uma vida muito atribulada, em que se misturaram o álcool, a escrita – sobretudo obscena - e várias profissões, desde a de carteiro até à de empregado de armazém, passando por condutor de camiões.
Bukowski começou a escrever poesia, bastante novo (1935), mas só publicou o primeiro livro, vinte anos mais tarde. Em 1962, passou a escrever também prosa, privilegiando experiências de vida e aspectos autobiográficos. Em 1971, publicou o livro “O carteiro”, reflexo da sua actividade nos correios. Ao todo, escreveu mais de cinquenta livros e milhares de “publicações de cordel”.
Durante vários anos, uma das suas actividades principais foi a leitura de poemas, em eventos culturais e em universidades. Embebedava-se antes de cada sessão e, depois, alternava a declamação de poemas com asneiras e insultos. Os espectadores gostavam e vibravam com o espectáculo. Bukowski passou a consagrar-se inteiramente à literatura.
Nos anos 1980, tornou-se finalmente célebre, convivendo com muitos artistas, passando a viver um pouco mais calmamente, rodeado de gatos e escrevendo vários poemas por dia. O dinheiro que ganhava, esse, continuava a gastá-lo em vinho e também em apostas de cavalos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...