quarta-feira, 21 de março de 2007

EFEMÉRIDE - Ayrton Senna da Silva, piloto de automóveis brasileiro, vencedor por três vezes do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, nasceu em São Paulo, no dia 21 de Março de 1960. Morreu em Bolonha, em 1 de Maio de 1994. É considerado um dos maiores nomes do desporto brasileiro e um dos mais importantes pilotos de automobilismo de todos os tempos.
Desde muito novo se interessou por automóveis e, aos quatro anos, já tinha um kart construído por seu pai. Aos nove conduzia jipes pelos caminhos interiores das propriedades da família. Começou a competir em provas de kart aos treze anos e aos dezassete ganhou o seu primeiro título – o Campeonato Sul-Americano.
Mudou-se para Inglaterra em 1981 para competir, tendo vencido logo a Fórmula Ford 1600 inglesa. No ano seguinte, venceu os Campeonatos Inglês e Europeu de Fórmula Ford 2000. Em 1983, ganhou o Grande Prémio de Macau e a Fórmula 3 inglesa.
Em 1985, venceu o seu primeiro Grande Prémio no Estoril, em Portugal, debaixo de um verdadeiro dilúvio, o que afinal era a sua grande especialidade. No ano seguinte, ganhou o Grande Prémio de Espanha. Foi nesse ano, verdadeiramente, que se tornou o grande ídolo do Brasil, ao vencer o Grande Prémio de Detroit, à frente do francês Alain Prost, depois da selecção brasileira de futebol ter sido eliminada da Copa do Mundo justamente pelos franceses. Deu uma volta de honra, exibindo uma bandeira do Brasil.
Entre os 41 Grandes Prémios que ganhou, contam-se dois do Brasil e seis no Mónaco. Em 1993, ocupava a terceira posição na lista de todos os milionários do desporto. Nesse ano, durante uma tournée na Austrália, a cantora Lina Turner considerou Ayrton “the best” (o melhor), dedicando-lhe uma canção.
Foi no fatídico 1º de Maio de 1994, no GP de São Marino, que Senna teve “o acidente”. Na sétima volta, o seu carro saiu da pista numa curva a mais de 200 quilómetros à hora e embateu num muro de betão. Ayrton não sobreviveu ao embate. De acordo com os peritos, tratou-se de uma falha mecânica no seu Williams. Fora Campeão do Mundo por três vezes (1988, 1990 e 1991), disputara 161 GP, comparecera 81 vezes no pódio e obtivera 65 “poles positions”. Aos 34 anos, Ayrton Senna tinha encontro marcado com Deus.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...