terça-feira, 6 de março de 2007

EFEMÉRIDE - Maria Helena Vieira da Silva, célebre pintora portuguesa, naturalizada francesa em 1956, faleceu em Paris, no dia 6 de Março de 1992. Nascera em Lisboa, no dia 13 de Junho de 1908.
Demonstrando grande inclinação para as artes desde muito nova, aprendeu pintura e desenho na Academia das Belas Artes de Lisboa, tendo estudado igualmente escultura e gravura. Trabalhou também em tapeçaria e vitrais.
Foi para Paris com vinte anos, acompanhada de sua mãe. Aí conheceu o pintor húngaro Árpád Szenes, com quem se viria a casar em 1930, ano em que expôs as suas pinturas em Paris. Ilustrou histórias para crianças, escrevendo mesmo uma delas em 1933.
Depois de breve passagem por Lisboa, percorreu a América Latina, durante e após a Segunda Guerra Mundial (o marido era judeu e perseguido pelos nazis). Esteve um largo período no Brasil, onde participou em várias exposições. Voltou depois para Paris, onde trabalhou o resto da vida.
Maria Helena Vieira da Silva é considerada um dos maiores artistas de arte abstracta do pós-guerra, se bem que a sua pintura não seja puramente abstracta.
As suas obras foram expostas em numerosos locais através do mundo, tendo ganho vários prémios, entre eles um na Bienal de São Paulo, em 1961.
Recebeu em 1966 o Grande Prémio Nacional das Artes do governo francês, sendo a primeira mulher a ser distinguida com tal galardão. Foi nomeada Cavaleiro da Legião de Honra em 1979 e foi eleita membro da Academia das Ciências, das Artes e das Letras em 1984.
Em 1988, recebeu a Medalha da Cidade de Lisboa. Em sua homenagem, foi criada em 1994 a Fundação Árpád Szenes - Vieira da Silva, com sede em Lisboa, onde estão expostas muitas obras do casal.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...