quarta-feira, 7 de março de 2007

EFEMÉRIDE Joseph Maurice Ravel, compositor e pianista francês, nasceu em Cibourne, no dia 7 de Março de 1875. Morreu em Paris, em 28 de Dezembro de 1937, vítima das consequências de um acidente de táxi ocorrido cinco anos antes. Nestes 5 últimos anos de calvário, manteve as suas capacidades de inteligência, mas foi a pouco a pouco perdendo as suas capacidades motoras, continuando a pensar a sua música, mas já sem a conseguir escrever, nem tocar, nem mesmo falar.
Criança ainda, começou a interessar-se pela música, tendo estudado piano a par dos estudos convencionais. Foi inscrito no Conservatório de Paris aos catorze anos, estudou sozinho entre 1895 e 1898 e voltou ao Conservatório neste último ano. Celebrizou-se em todo mundo com Bolero, ainda hoje a música francesa mais tocada em todo o mundo. Para Ravel, no entanto, esta música não poderia existir sem a presença de bailarinos. Aliás, a musa inspiradora foi a sua amiga, dançarina e mecenas russa, Ida Rubinstein.
A obra mais monumental de Ravel foi, no entanto, Daphnis et Chloé, uma sinfonia que evoca a Grécia antiga, feita a pedido de Serge de Diaghilev, para os Ballets Russos.
O ano de 1928 foi o da sua consagração, tendo efectuado uma grande tournée de concertos pelo Canadá e pelos Estados Unidos, com grande sucesso. Encontrou-se com o então jovem George Gershwin, músico que ele muito apreciava, autor da Rhapsody in Blue, e ficou fascinado com a música popular americana. Escreveu, ao longo da vida, 111 obras, das quais 86 originais e 25 adaptações.
Em 1935, já bastante incapacitado, fez - por sugestão de Ida Rubinstein, uma derradeira viagem por Espanha e Marrocos. Depois, em 1937, ainda lhe foi feita uma derradeira operação cirúrgica ao cérebro, mas o destino estava marcado - não chegaria aos 62 anos. Com ele desaparecia um músico, que tendo sabido renovar a composição musical, nunca renunciara aos princípios herdados dos clássicos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...