quinta-feira, 15 de março de 2007

EFEMÉRIDE - Victor Vasarely, de seu verdadeiro nome Vásárhelyi Győző, pintor e escultor húngaro radicado em França, morreu em Paris, no dia 15 de Março de 1997, a menos de um mês de completar 91 anos. Nascera em Pécs, na Hungria, em 9 de Abril de 1906.
Estudou em Budapeste, onde cursou Medicina durante dois anos . Foi para Paris no começo dos anos “30”, onde trabalhou como artista gráfico em agências de publicidade. Entre 1946 e 1948, depois de um período de expressão figurativa, decidiu optar por uma arte construtivista e geométrica abstracta. É considerado o pai da Op art (Arte Óptica).
Experimentou o uso de transparências e cores em projecções, produziu tapeçarias e publicou muitas gravuras. Os seus quadros combinam variações de círculos, quadrados e triângulos, por vezes com gradações de cores puras, para criar imagens abstractas e ondulantes.
Viajou por vários países, onde ganhou muitos prémios, entre eles, o Prémio Guggenheim, em Nova Iorque, e o Art Critics Prize, em Bruxelas. Foi nomeado Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra Francesa e recebeu a Medalha de Ouro da Trienal de Milão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...