segunda-feira, 10 de agosto de 2009

EFEMÉRIDE - José Antonio Domínguez Banderas, actor e realizador espanhol de cinema, nasceu em Málaga no dia 10 de Agosto de 1960.
Filho de um policia e de uma professora, começou por se dedicar ao futebol, pensando tornar-se profissional, mas uma fractura num pé levou-a a abandonar este sonho e a enveredar pela carreira artística, inscrevendo-se na Escola de Arte Dramática de Málaga e integrando o Teatro Nacional de Espanha aos 21 anos.
Amigo pessoal do cineasta Pedro Almodôvar, entrou a partir de 1982 em vários dos seus filmes, como “Matador”, “Ata-me”, “Mulheres à beira de um ataque de nervos” e “A lei do desejo”.
Só depois de actuar em diversos filmes europeus é que se estreou em películas norte-americanas. Chegou a Hollywood sem saber uma palavra de inglês, mas rapidamente aprendeu a língua, chegando mais tarde a emprestar mesmo a sua voz para filmes de desenhos animados.
A sua consagração deu-se com o filme “Evita”, em que contracenou com Madonna, actriz que afirmara um dia «ser capaz de tudo para o conquistar». Seguiram-se vários filmes de sucesso, como a “Máscara de Zorro”, ao lado de Catherine Zeta-Jones.
O primeiro filme que realizou foi “Loucos do Alabama” em 1999. É casado com a também actriz Melanie Griffith (segundo casamento),
Ganhou o prémio de “Melhor Actor” no European Film Awards (1998) e no Festival de Valladolid (1990).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...