sexta-feira, 7 de agosto de 2009

EFEMÉRIDE Oliver Hardy, de seu verdadeiro nome Norvell Hardy, comediante norte-americano, faleceu em Hollywood no dia 7 de Agosto de 1957, vítima de trombose cerebral. Nascera em Harlem, Georgia, em 18 de Janeiro de 1892. Os pais eram descendentes de ingleses e de escoceses. O nome Oliver era o de seu pai, que morreu quando ele tinha apenas dois anos de idade.
Educado pela mãe, seguiu uma escolaridade normal apaixonando-se simultaneamente pelo canto lírico. No entanto, a ideia de se tornar profissional de canto não o encantava sobremaneira. Prosseguiu os estudos e obteve o licenciamento como advogado, profissão que nunca chegou a exercer.
Em 1910 “descobriu” o cinema e abriu mesmo uma sala de projecção. Em 1913/1914 tornou-se actor. Fez muitos filmes, ainda mudos, e à noite cantava em cabarets. Na mesma época entrou para a Maçonaria.
O papel mais relevante de Oliver Hardy foi o de “Bucha”, em numerosos filmes da série Bucha e Estica (Laurel & Hardy). Fez mais de quatrocentas películas, curtas e longas-metragens, das quais cerca de duzentas com Stan Laurel, que conhecera em 1926 e que faleceu poucos tempo depois dele, inconsolável com a morte do seu companheiro e amigo.
Em 1951 foi produzido o último filme (“Utopia”), que marcou a despedida desta célebre dupla cómica. Oliver Hardy foi casado três vezes, não tendo deixado descendentes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...