sábado, 1 de agosto de 2009

EFEMÉRIDENey Matogrosso, de seu verdadeiro nome Ney de Sousa Pereira, cantor brasileiro, nasceu em Bela Vista, Mato Grosso do Sul, no dia 1 de Agosto de 1941.
Considerado um dos maiores intérpretes do Brasil, o seu nome artístico foi adoptado em 1971, quando foi para São Paulo. Teve uma infância e uma adolescência marcadas pela solidão, até completar dezassete anos, idade em que deixou a casa da família para entrar na Aeronáutica. Ney ainda não tinha ideia do que viria a fazer na vida. Gostava de teatro e cantava esporadicamente, mas acabou por ir trabalhar no laboratório de anatomia patológica do Hospital da Base de Brasília.
Tempos depois foi convidado para participar num festival universitário e chegou a formar um quarteto vocal, actuando mesmo num programa de televisão.
Correndo atrás do sonho do teatro, desembarcou no Rio de Janeiro em 1966, onde passou a viver da confecção e venda de peças de artesanato em couro. Ney adoptou nessa época a filosofia da vida hippy. Neste período, viveu entre o Rio, São Paulo e Brasília, até ser convidado para cantor do grupo Secos & Molhados.
Saiu do grupo no ano seguinte e, em 1975, lançou o seu primeiro disco a solo, chamado “Água do Céu - Pássaro”. O verdadeiro êxito chegaria com a canção "Bandido Corazón", composta por Rita Lee.
Ney terminou a década de 70 e começou a de 80 com completas “transgressões” ao poder vigente, sendo ameaçado várias vezes pelo regime militar. Nesse período, lançou alguns dos seus maiores sucessos: "Homem com H", "Vida, Vida", "Pro dia nascer Feliz", "Vereda Tropical", "Amor Objecto", "Seu tipo", "Por debaixo dos panos" e "Promessas demais", entre outros.
Apresentou coreografias erotizantes e acabou por influenciar toda uma geração de artistas. Também foi iluminador e dançarino, actuando ainda como director geral dos seus espectáculos musicais. O espectáculo “Sou eu”, em que dirigiu Simone, foi considerado o melhor do ano em 1992.
Em 1987 Ney Matogrosso entrou numa nova fase, com o LP "Pescador de Pérolas". Mostrou então uma faceta mais segura, abandonou as maquilhagens e passou a vestir-se normalmente, atraindo um novo público.
Durante a década de 90 gravou um CD com canções de Ângela Maria, outro só com canções de Chico Buarque, gravou Cartola, e o elogiado "Batuque", apenas com canções anteriores à década revolucionária de 60.
Ney mantém, no estado do Rio de Janeiro, uma área de preservação ambiental para micos-leões-dourados, espécie ameaçada de extinção.
Estreou no segundo semestre de 2007 um dos espectáculos mais comentados em 35 anos de carreira: o show "Inclassificáveis" - que será apresentado até 2009 por todo o Brasil. Em Junho de 2008, mais um ponto importante na sua carreira: os dezassete primeiros discos de Ney Matogrosso em CD.
Fez o “especial” da Rede Globo, exibido em 28 de Junho de 2008, cantando músicas de Cazuza. Regravou, ainda em 2008, a música “Lig Lig Lig Lé” para ser a abertura da novela “Negócio da China”, em que participou no primeiro capítulo protagonizando um dançarino em Macau.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...