terça-feira, 4 de agosto de 2009

EFEMÉRIDEPercy Bysshe Shelley, importante poeta romântico inglês, nasceu no Sussex em 4 de Agosto de 1792. Morreu no Mar Lígureno em 8 de Julho de 1822.
Descendente de uma família rica da aristocracia rural inglesa, teve uma vida anti-conformista e rebelde desde a sua juventude. Aos 19 anos, foi expulso da Universidade de Oxford por ter escrito um panfleto intitulado "A necessidade do ateísmo". O pai obteve a sua readmissão sob condição de que ele se retratasse, o que Percy recusou fazer rompendo as relações com a família. Conheceu entretanto o pensador William Godwin, precursor do anarquismo e que o iria influenciar fortemente.
Em 1813, com "Rainha Mab", um longo poema de nove cantos, atacaria “os males da humanidade de então”: o comércio, a guerra, a monarquia, a igreja, o casamento e o consumo de carne.
Foi companheiro de Lord Byron em noitadas de vinho e de discussões filosóficas. Em 1816 a sua primeira esposa suicidou-se.
Foi quase desprezado na era vitoriana pelas suas ideias libertárias. Morreu aos 29 anos, em Itália, num acidente com o seu veleiro Ariel, no golfo de Spezia, perto do Livorno.
Após a morte de Percy Shelley, a sua segunda mulher Mary, que também era escritora, autora de “Frankenstein”, responsabilizou-se pela publicação das suas obras já manuscritas. Acabou por se tornar num ídolo dos poetas vitorianos. Foi igualmente admirado por figuras como Karl Marx, Mahatma Gandhi, Isadora Duncan, George Bernard Shaw, Upton Sinclair, etc. Alguns compositores de renome escreveram músicas baseadas nos seus poemas.
Autor também de alguns romances, Shelley foi o poeta que mais influenciou as gerações que se lhe seguiram.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...