sexta-feira, 28 de agosto de 2009

EFEMÉRIDESatoshi Tajiri, conhecido como criador da série de jogos electrónicos Pokémon, nasceu em Machida, Japão, no dia 28 de Agosto de 1965.
Quando era criança, vagueava nos arredores de Tóquio por florestas e vales à procura de insectos, para coleccionar e trocar com os amigos. Mais tarde, nos anos 1970, aqueles campos desapareceram para dar lugar a apartamentos e a parques de estacionamento, mas a recordação havia de perdurar.
Começou a sua carreira nos jogos de vídeo, testando-os para uma revista. Em 1982, com alguns amigos, decidiu criar uma empresa, que viria a chamar-se “Game Freak”.
Tornou-se muito conhecido, escrevendo dois livros. No final dos anos 80, a “Game Freak” estava em pleno desenvolvimento e mudou-se para um local situado justamente no prédio da Nintendo. Satoshi Tajiri imaginou, entretanto, criar um jogo, onde se capturariam insectos como ele fizera em menino. Inspirando-se na colecção de insectos da sua adolescência, desenvolveu a ideia. Satoshi adorava recolher informações, estatísticas e características de vários heróis. Juntando o que se lembrava dos seus tempos de criança, inventou um jogo de vídeo que viria a despertar imenso entusiasmo no público juvenil.
A Nintendo gostou da ideia de Satoshi, que começou a criar os cenários e os personagens. Ele e a sua equipa trabalharam no projecto mais de cinco anos. Pokémon Red & Green (no ocidente Red & Blue) foram lançados em 1996 no Japão e, no fim do mesmo ano, tinham sido vendidas mais de oito milhões de cópias, sem sequer ter sido feita publicidade.
Pensaram depois criar o desenho animado Pokémon, pois se o jogo tivera tal êxito, o desenho também teria… Foi um sucesso e hoje Satoshi Tajiri é um homem milionário, que recebe ainda parte dos lucros das empresas “Game Freak” e “Nintendo”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...