sábado, 26 de setembro de 2009

EFEMÉRIDE Baden Powell de Aquino, músico brasileiro, considerado um dos maiores violonistas de todos os tempos, faleceu no Rio de Janeiro em 26 de Setembro de 2000. Nascera em Varre-Sai no dia 6 de Agosto de 1937. O seu pai, que era igualmente violonista, deu-lhe aquele nome por ser fã do criador do Escutismo - o general Robert Baden-Powell.
Com catorze anos obteve o diploma do Conservatório do Rio de Janeiro, tornando-se profissional no ano seguinte. O seu grande talento foi reconhecido desde 1953, tinha então dezasseis anos.
Baden Powell tinha uma maneira única de tocar violão, incorporando elementos da técnica clássica, do swing e da harmonia populares. Explorou de maneira radical os limites do instrumento, o que o transformou numa estrela internacional.
Conheceu Vinícius de Moraes em 1962, com quem formou uma parceria, criando músicas para os seus poemas, canções que ficaram célebres e que foram gravadas por grandes cantores, entre os quais Elis Regina.
Em 1967 conquistou o público de Berlim ao apresentar-se no “Berliner Jazzstage”.
Em 1969 venceu a I Bienal do Samba com a música “Lapinha”, composta juntamente com Paulo César Pinheiro. No ano seguinte criou o “Baden Powell Quartet”, efectuando a primeira grande tournée pela Europa e pelo Japão, onde as suas improvisações e experiências musicais tiveram grande êxito. Ele fazia como ninguém a ligação entre o jazz e o samba, uma mestiçagem da música afro-brasileira e europeia, introduzindo modulações barrocas muito próprias.
No meio dos anos 1970 sérios problemas de saúde levaram-no a diminuir as apresentações em público. A sua produção discográfica ressentiu-se também do facto.
Em 1983 instalou-se com a esposa e os seus dois filhos em Baden-Baden, na Alemanha, onde passou alguns anos retirado dos espectáculos. Reapareceu depois a solo, em alguns concertos na Europa, regressando definitivamente ao Brasil em 1989. Gravou o seu último disco em Maio de 2000 (“Lembranças”), que confirmou o seu estatuto de grande mestre do violão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...