terça-feira, 1 de setembro de 2009

EFEMÉRIDERocky Marciano, de seu verdadeiro nome Rocco Francis Marchegiano, pugilista profissional de “pesados” norte-americano, nasceu em Brockton, no Massachusetts, em 1 de Setembro de 1923. Morreu em Des Moines, Iowa, em 31 de Agosto de 1969.
É considerado um dos melhores boxeurs de todos os tempos e categorias, juntamente com Muhammad Ali, Mike Tyson, Joe Louis, etc. Conhecido pelos seus potentes golpes, Marciano nunca perdeu um combate profissional, o que é caso único. Somou 49 vitórias, sendo 43 por KO. Rocky foi campeão mundial de 1952 até 1956, ano em que se afastou das competições.
Inspirou os famosos filmes da série "Rocky", de Sylvester Stallone, o primeiro dos quais ganhou o Oscar de Melhor Filme em 1976.
Os pais eram italianos e imigraram para os Estados Unidos no começo dos anos 1920. Rocky, apenas com um ano de idade, contraiu uma forte pneumonia que quase o matava. Na adolescência, jogou basebol e futebol americano e arranjou o seu próprio equipamento de halterofilismo para treino físico. Chamado para o Exército aos 20 anos, quando da Segunda Guerra Mundial, não chegou a entrar em combate.
Em 1947 tornou-se profissional de boxe. Rocky parecia não sentir dores, por mais golpes que recebesse ou por mais castigado que fosse no ringue. Era imbatível. Há quem diga que a potência de seu soco era a mais forte de todos os tempos. Conquistou o título de melhor “pesado” do mundo em 23 de Setembro de 1952, derrotando o até aí campeão Jersey Joe Walcott. Foi eleito o melhor pugilista nos anos 1952, 1954 e 1955 pelo Ring Magazine.
Depois de uma vitória, em 1955, sobre o pugilista Archie Moore, Rocky Marciano decidiu que era o momento para se reformar, fechando com chave-de-ouro uma das carreiras desportivas mais vitoriosas do pugilismo mundial e fazendo a vontade a sua esposa e filha. Longe dos ringues, Marciano manteve o seu comportamento sempre amigável e disposto a ajudar o próximo, simpático, modesto, simples e humilde.
Foi comentador de boxe e árbitro. Na véspera de completar 46 anos, Rocky Marciano embarcou num avião privado para uma reunião de negócios. Seria a última viagem do campeão. O aparelho caiu e os seus três ocupantes morreram no desastre, perto de Des Moines.
Em 1999 foi lançado um filme para televisão contando a sua vida. Foram escritos também vários livros em sua homenagem, de que se destaca "Rocky Marciano, Biography of a First Son".

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...