segunda-feira, 28 de setembro de 2009

EFEMÉRIDEMarcello Vincenzo Domenico Mastroianni, actor de cinema italiano, nasceu em Fontana Liri no dia 28 de Setembro de 1924. Faleceu em Paris, em 19 de Dezembro de 1996, vítima de doença cancerosa no pâncreas. É considerado o maior actor de Itália e um dos melhores actores de todos os tempos.
Mastroianni cresceu em Turim e Roma. Durante a Segunda Guerra Mundial foi mandado para uma prisão nazi, mas conseguiu escapar para Veneza.
Em 1945 começou a trabalhar para uma empresa de cinema e teve aulas de representação. O seu primeiro filme foi, em 1947, “I miserabili”, adaptação do romance “Os miseráveis” de Victor Hugo. Em breve se tornou um grande actor romântico com projecção internacional, especialmente quando Federico Fellini o escolheu para “La dolce vita”, com a actriz Anita Ekberg, em 1960. Em seguida actuou em “Oito e Meio”, também de Fellini, com quem fez seis filmes.
Nas décadas de 1960 e 1970, brilhou em filmes de Marco Ferreri, Fellini, Luchino Visconti, Vittorio De Sica e Ettore Scola.
Nos últimos anos de vida, Mastroianni continuou a protagonizar filmes de grandes realizadores como Theodoros Angelopoulos, Robert Altman, Michelangelo Antonioni e Manoel de Oliveira. Com o realizador brasileiro Bruno Barreto fez o filme “Gabriela, Cravo e Canela”, com Sônia Braga (1982).
Mastroianni e Jack Lemmon são os únicos actores a terem ganho duas vezes o Prémio de Melhor Actor no Festival de Cannes.
Fez mais de 140 filmes, em 49 anos de carreira, e recebeu muitos prémios, em que se destacam: “Globo de Ouro de Melhor Actor em filme Musical ou Comédia” (1963), “Prémio de Melhor Actor no Festival Internacional de Cinema de Saint-Sébastien” (1965), dois “Prémios de Interpretação Masculina no Festival de Cannes”, (1970 e 1987), “Medalha de Ouro da Cidade de Roma pelo 30º aniversário do Prémio David di Donatello” (1986), “Prémio do Cinema Europeu pela sua Carreira” (1988), “Prémio César de Honra” (1993), “Câmara de Ouro no Festival de Cannes pela sua Carreira” (1995) e “Silver Wave Award no Festival Internacional de Cinema de Fort Lauderdale” (1996).
Deixou duas filhas, uma da esposa (falecida em 1999) e outra da sua relação com Catherine Deneuve, que estava a seu lado quando morreu.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...