quarta-feira, 2 de setembro de 2009

EFEMÉRIDEJohn Ronald Reuel Tolkien, escritor, professor universitário e filólogo britânico, faleceu em Bournemouth, Inglaterra, no dia 2 de Setembro de 1973. Nascera em Bloemfontein, na África do Sul, em 3 de Janeiro de 1892.
A família Tolkien veio viver para o Reino Unido quando ele tinha apenas três anos de idade. Fascinando desde pequeno pela linguística, cursou mais tarde o Exeter College da Universidade de Oxford.
Combateu na Primeira Guerra Mundial, época em que começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu "mundo imaginário", complexo e cheio de vida, denominado “Arda”, palco das suas obras mundialmente famosas.
Tornou-se filólogo e foi professor universitário em Oxford de 1925 a 1959. Tolkien ficou conhecido como o "pai da moderna literatura fantástica" e a sua obra influenciou toda uma geração.
Estudou grego, latim, línguas antigas e modernas, como o finlandês, que serviram de base para a criação, por si mesmo, de novos “idiomas” - que apareceram nos seus livros sob a forma de nomes de personagens, de poemas, etc. Além do Inglês, Tolkien conhecia cerca de dezasseis línguas (não contando com as imaginadas por ele próprio).
Com a morte de sua esposa em 1971, após 55 anos de casamento, Tolkien refugiou-se na solidão de um apartamento na Universidade de Oxford.
Em 1972 recebeu o Doutoramento Honorário em Letras de Oxford e conseguiu o seu último e mais importante título: a Ordem do Império Britânico, uma das mais importantes honrarias inglesas.
No dia 28 de Agosto de 1973, sentiu-se mal durante uma festa e, na manhã do dia seguinte, foi internado com uma úlcera hemorrágica. No sábado descobriu-se também uma infecção no peito. Morreu no dia seguinte, sendo sepultado junto da esposa.
Em 1992, ano em que Tolkien completaria 100 anos, foram plantadas em Oxford duas árvores em seu tributo pela Tolkien Society e pela Mythopoeic Society, grupos de leitores e estudiosos da sua obra.
Apesar de ter iniciado a carreira literária em 1937 com “O Hobbit”, foi somente após o lançamento da trilogia "O Senhor dos Anéis" (1954-1955) que Tolkien passou a ser conhecido mundialmente. Em 1996, segundo uma pesquisa feita pela livraria londrina Waterstone's, que conta com mais de 200 lojas em toda a Grã-Bretanha, em parceria com o Channel 4 da televisão, “O Senhor dos Anéis” foi eleito o melhor livro do século e “O Hobbit” ficou entre os vinte primeiros. Num outro inquérito mais recente, datado de 2003, feito pela BBC, em que se perguntava às pessoas qual o seu livro favorito, "O Senhor dos Anéis" ficou em primeiro e "O Hobbit" em vigésimo quinto.
O mundo artístico foi também muito influenciado por J. R. R. Tolkien: o cinema (principalmente através de "O Senhor dos Anéis"), a música, a literatura, as histórias de banda desenhada, os jogos de computador e até mesmo a Internet, com milhares de sites dedicados à sua obra.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...