domingo, 2 de setembro de 2012

EFEMÉRIDE – José Alberto Loureiro dos Santos, militar e político português, nasceu em Sabrosa, Vilela do Douro, no dia 2 de Setembro de 1936.
Ingressou no exército em 1953, tendo passado à reserva em 1993. Militar do ramo de Artilharia, tem o Curso de Estado-Maior (1966 a 1969) e o Curso de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro.
Ocupou diversos cargos em governos portugueses e, por vezes, tem surgido nos meios de comunicação social como comentarista de questões sobre estratégia, segurança e defesa.
Loureiro dos Santos ocupou diversos postos militares, de educação militar e funções político-militares. Foi Comandante da Zona Militar da Madeira, Comandante-Chefe das Forças Armadas na Madeira, Director de Arma de Artilharia, Director do Instituto de Altos Estudos Militares e Chefe do Estado-Maior do Exército. Cumpriu duas comissões de serviço nas antigas colónias: Angola (entre 1962 e 1965) e Cabo Verde (de 1972 a 1974). Foi promovido a General em 1993. O topo da sua carreira militar foi atingido em 1999, quando se tornou General de 4 Estrelas.
Foi professor no Instituto de Altos Estudos Militares, no Instituto de Altos Estudos da Força Aérea e no Instituto de Defesa Nacional.
Loureiro dos Santos foi ainda encarregado do Governo, delegado da Junta de Salvação Nacional e Comandante-Chefe das Forças Armadas em Cabo Verde, Secretário do Conselho da Revolução (de Março a Agosto 1975), Vice-Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, membro do Conselho da Revolução e Presidente da Assembleia Geral da Associação dos Militares na Reserva e na Reforma.
Foi Ministro da Defesa nos IV e V Governos Constitucionais, escreveu cerca de 20 obras acerca de assuntos de carácter militar e estratégico e foi condecorado com a Ordem Militar de Cristo em 1993.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...