domingo, 10 de março de 2013

10 DE MARÇO - DÓRDIO GUIMARÃES

EFEMÉRIDEDórdio Leal Guimarães, poeta, cineasta, ficcionista e jornalista português, nasceu no Porto em 10 de Março de 1938. Morreu em Lisboa, no Hospital do Desterro, em 3 de Julho de 1997. Foi companheiro inseparável de Natália Correia durante cerca de 30 anos, tendo-se casado com a poetisa em 1990. Enviuvou em 1993 e, apesar de bastante mais novo, só lhe sobreviveu quatro anos.
Foi colaborador da revista “Vida Mundial”. Trabalhou como actor, assistente de realização, assistente de produção, argumentista, produtor ou realizador em mais de dez filmes, alguns dos quais sobre escritores portugueses. O pai, Manuel Guimarães, fora também um conceituado realizador de cinema.  
Entre 1961 e 1995, publicou 18 obras literárias (uma novela, um romance e 15 livros de poesia). Foi realizador igualmente de programas culturais televisivos, entre os quais a série “Mátria”da autoria de Natália Correia. Participava em várias tertúlias, onde sobressaíam as do bar O Botequim, propriedade de sua mulher.
Grande parte da vida de Dórdio foi passada sob a sombra da sua musa inspiradora. Infelizmente para ele, a sombra era grande demais, pois o talento de Natália foi sempre imenso e multifacetado, e isso não lhe permitiu afirmar-se plenamente como autor.
No testamento, deixou à Biblioteca Nacional de Lisboa todos os seus manuscritos e os de Natália Correia, bem assim como o acervo de fotografias e vídeos. Por outro lado, doou o recheio e a biblioteca (cerca de 40 mil livros), existentes na sua casa de Lisboa, ao Governo Regional dos Açores, de onde Natália era natural.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...