sábado, 16 de março de 2013

16 DE MARÇO - BERNARDO BERTOLUCCI

EFEMÉRIDEBernardo Bertolucci, guionista e realizador italiano, nasceu em Casarola, Parma, no dia 16 de Março de 1941. Em 1961, trabalhou como assistente de direcção, no filme “Accattone” de Pier Paolo Pasolini.
Em 1962, foi o realizador de “La commare secca”. A sua inclusão na lista dos grandes cineastas contemporâneos deu-se logo a seguir, com o seu segundo filme, “Antes da revolução”, em que já demonstrava um estilo político e comprometido com a sua época. Em 1967, escreveu o guião de “Era uma vez no Oeste”, um dos melhores filmes de Sérgio Leone.
Já nos Estados Unidos, dirigiu “O conformista” (1970), que foi nomeado para o Oscar de Melhor Guião. Em 1972, realizou a sua primeira obra-prima, “O último tango em Paris”, protagonizado por Marlon Brando e Maria Schneider, que escandalizou meio mundo em virtude das suas cenas ousadas e lhe deu mais uma nomeação para os Oscars, desta vez como realizador. Depois de fazer “1900, um filme monumental e ambicioso, Bertolucci virou-se para um drama intimista, em “La Luna”.
Em 1987, realizou um dos seus maiores sucessos, “O último imperador”, filmado em grande parte na Cidade Proibida de Pequim e que recebeu 9 Oscars, incluindo os de Melhor Filme e de Melhor Realizador. Depois, com “Um chá no deserto”, surgiu nova obra-prima. Neste filme, rodado em 1990, em pleno Sahara, Bertolucci extraiu interpretações fantásticas de Debra Winger e John Malkovich.
Os seus últimos filmes tratam de relacionamentos e sentimentos, sendo profundamente intimistas, como “Beleza roubada” e “Assédio”. Bertolucci é um realizador ousado, que gosta de movimentos de câmara sofisticados, de guiões inteligentes e que não teme “fazer experiências”, mesmo quando trabalha com orçamentos milionários.
O filme “O último imperador”, já referido, recebeu ainda dois Globos de Ouro e um César. Em 2011, Bernardo Bertolucci foi premiado com a Palma de Ouro do Festival de Cannes, pelo conjunto da sua obra. Em 2012, foi-lhe atribuído um European Award. É Grande Oficial da Ordem do Mérito Italiana, condecoração recebida em 1988. Continua em plena actividade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...