quinta-feira, 14 de março de 2013

14 DE MARÇO - JEAN POIRET

EFEMÉRIDEJean Poiret, de seu verdadeiro nome Jean Gustave Poiré, actor, realizador, autor, encenador e cenógrafo francês, morreu em Suresnes no dia 14 de Março de 1992, vítima de crise cardíaca. Nascera em Paris, em 17 de Agosto de 1926.
Filho único de um operário vidreiro e de uma contabilista, passou a infância em Villejuif (Val-de-Marne, na região parisiense). Frequentou cursos de arte dramática em Paris, tornando-se amigo de Michel Serrault, com quem formaria um duo inesquecível durante muitos anos.
Começou pelo cinema, em 1953, aparecendo em “Os Três Mosqueteiros” de André Hunebelle. Foi porém dois anos mais tarde que, ao lado de Brigitte Bardot e de Michel Serrault, em “Cette sacrée gamine”, se tornaria conhecido do grande público. Trabalhou então com Sacha Guitry, François Truffaut e Claude Chabrol, entre outros. Seguiram-se inúmeros filmes, muitos com grande sucesso. Em 1985, Claude Chabrol ofereceu-lhe o papel principal nos filmes “Poulet au vinaigre” e “Inspecteur Lavardin”, que seriam adaptados também para televisão.  
Na sua primeira e única passagem atrás da câmara, adaptou o romance de Alexandre Jardin “Le Zèbre”, que veio a ser estreado três meses após a sua morte. Grande figura também do teatro, escreveu e interpretou várias peças, em que as mais conhecidas foram “A Gaiola das Loucas” (mais tarde, adaptada ao cinema), “Feliz Páscoa” e “Pato com Laranja”. Ao todo, participou em mais de sessenta filmes, adaptou cinco peças de teatro, foi autor de dez e fez parte do elenco de dezassete. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...