quinta-feira, 28 de março de 2013

28 DE MARÇO - JIM THORPE

EFEMÉRIDE – Jacobus Franciscus “JimThorpe, um dos melhores atletas norte-americanos de todos os tempos, morreu em Lomita, na Califórnia, no dia 28 de Março de 1953. Nascera em Prague, território indígena situado no actual estado de Oklahoma, em 28 de Maio de 1888. O seu nome no dialecto materno era Wa-Tho-Huk (Caminho Iluminado), devido ao facto de, no momento do seu nascimento, um raio de sol ter iluminado o lugar em que ele se encontrava. O pai era descendente de uma índia e de um irlandês e a mãe de uma índia e de um francês.
Foi um dos atletas mais versáteis do século XX, tendo praticado atletismo, basquetebol, andebol, hóquei, arco e flecha, tiro, natação, canoagem, ténis, squash, hipismo, futebol americano e basebol.
Começou por estudar numa escola indígena. As mortes, primeiro do irmão gémeo e depois da mãe, deixaram-no em estado depressivo. Depois de inúmeros desentendimentos com o pai, abandonou o local onde morava e começou a trabalhar num rancho.
Em 1904, voltou a residir com o pai e retomou os estudos numa escola em Carlisle, no estado da Pensilvânia, onde começou também a praticar futebol americano. Nesse mesmo ano, devido à morte do pai, abandonou a escola e foi trabalhar numa granja.
De 1909 a 1910, recebeu cerca de 25 dólares semanais para disputar partidas de basebol como semiprofissional. Em 1911, passou a disputar campeonatos de futebol americano, onde conseguiu grande projecção ao vencer o Campeonato Nacional Colegial. Em 1912, ganhou também um Campeonato Universitário de Danças de Salão.
Foi Campeão Olímpico do Pentatlo e do Decatlo nos Jogos de Estocolmo em 1912, tendo sido recebido com grandes festejos no regresso à América. Desfilou num carro aberto pela Broadway. Entretanto, em virtude de ter recebido dinheiro para disputar jogos de basebol, foi considerado atleta profissional, algo proibido pelos regulamentos olímpicos, decisão que culminou com a perda das suas medalhas. Na sequência disto, Thorpe acabou por assinar um contrato de cinco mil dólares para se tornar a maior estrela do New York Giants.
Entre os anos de 1915 e 1920, consagrou-se como um dos melhores atletas do futebol americano, actuando pelo Canton Bulldogs, com o qual se sagrou Campeão Mundial em 1916, 1917 e 1919. Em 1920, quando ainda defendia as cores do Bulldogs, foi eleito como primeiro presidente da Associação de Profissionais de Futebol Americano dos EUA. Até 1928, defendeu vários clubes, decidindo-se finalmente pela reforma, quando actuava pelo Chicago Cardinals.
Chegou a protagonizar vários filmes e, em 1950, foi escolhido como O Maior Atleta da Primeira Metade do Século, pela Associated Press.
Em 1982, o Comité Olímpico Internacional reconsiderou a medida anterior e reabilitou-o como Campeão Olímpico. No início do ano seguinte, as medalhas foram devolvidas aos seus filhos.
Para confirmar a grande importância de Thorpe para o desporto, a sua vida foi adaptada ao cinema, em 1951, num filme da Warner Bros Pictures (“Jim Thorpe: All-American”). O actor escolhido para o interpretar foi Burt Lancaster, um dos nomes mais famosos da época. Existe uma localidade denominada Jim Thorpe, no estado da Pensilvânia, em sua homenagem.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...