segunda-feira, 18 de março de 2013

18 DE MARÇO - TERESA MADRUGA

EFEMÉRIDE Teresa Maria Madruga Carvalho, actriz portuguesa, nasceu na Ilha do Faial, Açores, em 18 de Março de 1953. Estreou-se como actriz em 1976, na peça “Amantes Pueris” de Fernand Crommenlynk, sob a direcção de Gastão Cruz. Posteriormente, trabalhou com vários encenadores como Ricardo Pais e João Lourenço, entre outros.
No final da década de 1980, iniciou uma colaboração regular com o Teatro da Cornucópia, sendo dirigida por Luís Miguel Cintra e Rui Mendes. Mais recentemente, em 2006, interpretou “Laramie” do venezuelano Moises Kaufman, com Diogo Infante, no Teatro Maria Matos. Dos diversos prémios que recebeu no teatro, destaca-se o Prémio Garrett (1988), pela interpretação em “Rei Bamba” de Lope de Vega.
Com uma filmografia de quase trinta e cinco títulos, salientam-se os seus trabalhos com realizadores como António Pedro Vasconcelos, Manoel de Oliveira, João César Monteiro, João Canijo, João Mário Grilo, João Botelho, Fernando Matos Silva, Fernando Lopes e António da Cunha Telles.
O seu papel no filme “Dans la Ville Blanche” do suíço Alain Tanner, em 1983, valeu-lhe o reconhecimento internacional e a participação em produções estrangeiras, nomeadamente em Espanha, França e Itália. Em 1995, contracenou com Marcello Mastroianni no filme “Afirma Pereira” de Roberto Faenza.
Integrou o júri de diversos eventos: Festival du Court Métrage de Clermont-Ferrand (1988); 11ª Mostra de Valência – Cinema del Mediterrani (1990); selecção nacional para o European Film Award; e selecção do filme português candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
No cinema, entre os prémios recebidos, é de salientar: o Prémio de Melhor Actriz no Festival du Court Métrage de Clermont-Ferrand, pela sua interpretação em “D'après Maria” de Jean Claude Robert, filme também nomeado para os British Academy Awards e Prémios César do Cinema Francês; e o Sete de Cinema para a melhor interpretação feminina em “Dans La Ville Blanche”.
Participou ainda na série “O Testamento” para a RTP e no telefilme “Matar Saudades”. Dobrou mais de oitenta desenhos animados, dando a sua voz às mais diversas personagens. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...