quarta-feira, 6 de março de 2013

6 DE MARÇO - MORAIS

EFEMÉRIDE – João Pedro Morais, antigo futebolista português que actuava como defesa, nasceu em Cascais no dia 6 de Março de 1935. Morreu em Vila do Conde, em 27 de Abril de 2010.
Iniciou a sua carreira no Sporting de Alcabideche, tendo passado posteriormente pelo Grupo Desportivo Estoril Praia e pelo Sport Clube União Torreense, ingressando no Sporting Clube de Portugal em 1954.
Morais ficaria na história do futebol português, ao marcar um belo golo de canto directo na finalíssima da Taça das Taças (1963/64), frente ao MTK FC de Budapeste, que deu ao Sporting a única Taça das Taças conquistada por um clube português. Este feito, conhecido como “Cantinho do Morais”, daria origem a uma canção homónima popularizada pela cantora Maria José Valério. Deixou o Sporting em 1969, jogando ainda numa equipa da África do Sul e no Rio Ave FC, clube do qual viria a ser também treinador.
Foi internacional dez vezes. Fez três jogos na fase final do Mundial de 1966, realizado em Inglaterra, para o qual foi convocado apesar de não ter jogado qualquer dos encontros de qualificação. Foi utilizado frente à Hungria (3-1), ao Brasil (3-1) e à Coreia do Norte (5-3). Depois de terminado o Mundial, onde Portugal assegurou o terceiro posto, Morais ainda jogou pela Selecção mais quatro vezes, três delas em jogos de qualificação para o Europeu de 1968. Pelo Sporting, foi duas vezes Campeão Nacional e ganhou uma Taça de Portugal

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...