terça-feira, 12 de março de 2013

12 DE MARÇO - BLANCA VARELA

EFEMÉRIDEBlanca Leonor Varela Gonzáles, poetiza peruana, morreu em Lima no dia 12 de Março de 2009. Nascera, também em Lima, em 10 de Agosto de 1926. Publicou várias obras inseridas no Movimento Surrealista e na chamada Geração de 50 da poesia peruana. É considerada uma das vozes mais significativas da poesia lírica hispano-americana no século XX.
Iniciou-se na poesia ainda na Universidad Nacional Mayor de San Marcos de Lima, onde ingressara em 1943 para estudar Letras e Educação. A partir de 1947, começou a colaborar na revista “Las Moradas”. Dois anos depois, chegou a Paris, onde tomou contacto com a vida artística e literária da época, guiada pelo escritor Octavio Paz, uma figura determinante na sua carreira literária, que a pôs em contacto com o círculo de intelectuais latino-americanos e espanhóis radicados em França. Datou dessa época a sua amizade com Jean Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Henri Michaux, Alberto Giacometti, Léger, Tamayo e Carlos Martínez Rivas, entre outros.
Viveu depois em Florença e seguidamente em Washington, cidades onde se dedicou a fazer traduções e alguns trabalhos jornalísticos. Em 1962, regressou definitivamente a Lima, só se ausentando para curtas viagens aos Estados Unidos, Espanha e França.
O facto de alguns dos seus livros terem sido traduzidos em alemão, francês, italiano, português e russo, implicou o reconhecimento da sua obra no estrangeiro. Ao contrário de outros escritores, Blanca Varela raramente dava entrevistas e as suas aparições em público eram raras e discretas.
Foi condecorada com a Medalha de Honra pelo Instituto Nacional de Cultura do Peru. Em 2002, ganhou o Prémio Octavio Paz de Poesia e Ensaio. Em Outubro de 2006, foi a primeira mulher a receber o Prémio Internacional de Poesia Cidade de Granada “Federico Garcia Lorca”. Na cerimónia de entrega deste prémio, em Maio de 2007, foi anunciado que Blanca Varela acabara de vencer igualmente a XVI edição do Prémio Rainha Sofia, de Poesia Ibero-americana, outorgado conjuntamente pelo Património Nacional de Espanha e pela Universidade de Salamanca

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...