sexta-feira, 15 de março de 2013

15 DE MARÇO - PHILIPPE DE BROCA

EFEMÉRIDEPhilippe Claude Alex de Broca de Ferrussac, realizador de cinema francês, nasceu em Paris no dia 15 de Março de 1933. Morreu em Neuilly-sur-Seine, em 26 de Novembro de 2004, vítima de doença oncológica provocada pelo tabaco. De origem nobre, filho de um industrial de fotografia, estudou na École Technique de Photographie et de Cinématographie, onde fez a sua primeira curta-metragem.
Trabalhou depois como operador, no serviço de imprensa do exército, em plena guerra da Argélia. Iniciou a sua carreira, no início dos anos 1950, como assistente de Claude Chabrol e François Truffaut, na realização de vários filmes do movimento Nova Vaga.
De Broca dizia que «gostava principalmente de fazer rir» e admitia ver a vida apenas sob os seus aspectos cómicos. Recebeu um Urso de Prata no Festival de Berlim em 1960, pelo seu filme “Les Jeux de l'amour”. O seu grande sucesso foi “O Homem do Rio” (1963), com o actor Jean-Paul Belmondo, que protagonizaria vários dos seus filmes. Filmou igualmente com outros grandes actores franceses, como Yves Montand, Jean-Pierre Cassel, Annie Girardot, Philippe Noiret e Catherine Deneuve.
No fim dos anos 1960, em virtude do fracasso com o filme “Roi de Coeur”, ficou arruinado e cessou a sua actividade cinematográfica. Durante dois anos, foi guia na selva africana, uma experiência que o inspiraria para o filme “O Africano”, realizado alguns anos mais tarde (1983).
Regressado a Paris, reatou a sua carreira, alternando fracassos com êxitos e fazendo também alguns filmes para televisão (1996/2003). A sua última longa-metragem, “Vipère au poing”, estreada pouco antes da sua morte, teve enorme sucesso. Philippe de Broca era Cavaleiro da Legião de Honra Francesa

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...