segunda-feira, 25 de março de 2013

25 DE MARÇO - EMANUEL

EFEMÉRIDEEmanuel, de seu verdadeiro nome Américo Pinto da Silva Monteiro, cantor português, nasceu em Covas do Douro no dia 25 de Março de 1957.
Aos dez anos, deixou a sua terra natal vindo para Lisboa onde, em 1973, aprendeu a tocar guitarra clássica. Mais tarde, seria professor deste instrumento. É um dos mais populares cantores da chamada música pimba, sendo aliás o autor do hitPimba Pimba” (1995), a partir do qual o termo passou a ser utilizado para rotular um género específico da música popular portuguesa.
Começou por lançar discos com o seu nome verdadeiro, Américo Monteiro, como o singleJuro Que Te Amo” em 1984. Dois anos depois, abriu o seu próprio estúdio de gravação, colaborando com a também cantora Cândida Branca Flor.
Adoptou depois o nome artístico porque ficaria conhecido. Os seus maiores êxitos começaram a surgir na década de 1990, com “Rapaziada Vamos Dançar” e “Pimba Pimba”. Em 2001, lançou o álbum “Saudades de Ti (saudades)” e compôs quatro canções para a telenovela “Anjo Selvagem”, incluindo o tema do genérico interpretado pelo grupo Máxi. No ano seguinte, foi lançado o álbum “Vem Ser Feliz Comigo”.
Juntamente com Tó Maria Vinhas, escreveu a canção com que Sabrina participou no Festival da Eurovisão em 2007. Em 2008, foi editado o disco “Meu Coração Faz Bum Bum” e, em 2010, foi lançado “Esperança”.
Em 2011, novo álbum com grande êxito, “Ritmo do Amor”, em que surgiu um tema com o estilo musical kuduro, uma dança de origem angolana mas que tem grande sucesso em Portugal. Emanuel tem dado inúmeros concertos em diversas localidades portuguesas, em França, na Suíça e na Alemanha.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...