sábado, 23 de março de 2013

23 DE MARÇO - JUAN GRIS

EFEMÉRIDEJuan Gris, de seu verdadeiro nome Juan José Victoriano Carmelo Carlos González-Pérez, famoso pintor cubista espanhol, nasceu em Madrid no dia 23 de Março de 1887. Morreu em Boulogne-Billancourt, em 11 de Maio de 1927. Apesar de ter falecido aos 40 anos de idade, representa o expoente máximo do cubismo sintético.
Iniciou a sua formação artística, ingressando na Escuela de Artes y Manufacturas, onde estudou desenho industrial. Tornou-se depois, em 1904 e 1905, aluno do pintor José Carbonero, começando também a ilustrar algumas revistas e jornais modernistas.
Em 1906, mudou-se para Paris, centro mundial das artes. Fez desenhos humorísticos para jornais como “L'assiette au beurre”, “Le Charivari” e “Le Cri de Paris”. A partir de 1910, dedicou-se seriamente à pintura e, desde 1912, desenvolveu um estilo cubista muito pessoal. O seu melhor período situou-se entre 1914 e 1918. Ao princípio, era influenciado pelo cubismo analítico mas, em 1915, começou a sua conversão ao cubismo sintético do qual se tornou um grande intérprete.
Conheceu artistas como Apollinaire, Matisse, Max Jacob, Fernand Léger e Picasso, que foi quem mais o marcou e influenciou. Através deste último, veio a conhecer também Georges Braque.
O seu retrato de Picasso, feito em 1912, foi uma das primeiras pinturas cubistas realizadas por um pintor sem ser Picasso nem Braque. Foi neste mesmo ano que Juan Gris passou a integrar o movimento cubista, tornando-se conhecido em todo o mundo.
Fez a sua primeira exposição individual na Galeria Sagot, continuando depois a expor nas melhores galerias de arte francesas e alemãs até ao fim da vida. Em 1922, desenhou e pintou os primeiros cenários e guarda-roupa para o coreógrafo dos Ballets Russos, Sergei Diaghilev

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...