sexta-feira, 1 de julho de 2016

1 DE JULHO - CARLOS DE OLIVEIRA

EFEMÉRIDECarlos Alberto Serra de Oliveira, escritor português, morreu em Lisboa no dia 1 de Julho de 1981. Nascera em Belém do Pará, no Brasil, em 10 de Agosto de 1921.
Filho de imigrantes portugueses, veio aos dois anos para Portugal. A família fixou-se em Cantanhede, mais precisamente na vila de Febres, onde o pai exercia medicina. Em 1933, mudou-se para Coimbra, onde permaneceu durante quinze anos, a fim de prosseguir os estudos. Em 1941, ingressou na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde estabeleceu amizade com os escritores Joaquim Namorado, João Cochofel e Fernando Namora. Em 1947, licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, instalando-se definitivamente em Lisboa, no ano seguinte. Em 1949, casou-se com Ângela, uma jovem madeirense que conhecera nos bancos da faculdade, sua companheira e futura colaboradora permanente.
Data de 1942 o seu primeiro livro de poemas, intitulado “Turismo”, com ilustrações de Fernando Namora e integrado na colecção poética de 10 volumes do “Novo Cancioneiro”, iniciativa colectiva que, em Coimbra, assinalava o advento do movimento neo-realista.
Em 1937, já publicara em conjunto com Fernando Namora e Artur Varela, um pequeno livro de contos, “Cabeças de Barro”. Em 1943, publicou o seu primeiro romance, “Casa na Duna”, 2º volume da colecção dos “Novos Prosadores”. No ano seguinte, foi publicado o seu romance “Alcateia”, que viria a ser apreendido pelo regime do Estado Novo. Neste mesmo ano, publicou a segunda edição de “Casa na Duna”.
Em 1945, um novo livro de poesias, “Mãe Pobre”. Os anos seguintes foram, para Carlos de Oliveira, bem profícuos quanto à integração e afirmação no grupo que veiculava um novo humanismo, com a participação nas revistas “Seara Nova” e “Vértice”, além da colaboração no livro de Fernando Lopes Graça “Marchas, Danças e Canções”, uma antologia com vários poemas musicados pelo maestro.
Em 1953, publicou “Uma Abelha na Chuva”, um romance unanimemente reconhecido como uma das mais importantes obras da literatura portuguesa do século XX, Este livro foi integrado no programa da disciplina de Português no ensino secundário.
Em 1957, organizou – juntamente com José Gomes Ferreira – os “Contos Tradicionais Portugueses”, alguns deles posteriormente adaptados ao cinema pelo realizador João César Monteiro.
Em 1968, publicou dois novos livros de poesia, “Sobre o Lado Esquerdo” e “Micropaisagem”, e colaborou com o realizador Fernando Lopes na adaptação cinematográfica de “Uma Abelha na Chuva”. Em 1971, foi editado “O Aprendiz de Feiticeiro”, colectânea de crónicas e artigos, e “Entre Duas Memórias”, livro de poemas, que lhe vale o Prémio da Casa da Imprensa.
Em 1976, reuniu toda a sua poesia em dois volumes, sob o título de “Trabalho Poético”, juntando aos seus poemas anteriores, os inéditos reunidos em “Pastoral”, publicado autonomamente no ano seguinte.
O seu último romance, “Finisterra” (1978), proporcionou-lhe o Prémio Cidade de Lisboa (1979).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...