terça-feira, 5 de julho de 2016

5 DE JULHO - DWIGHT DAVIS

EFEMÉRIDEDwight Filley Davis, jogador de ténis e político norte-americano, lembrado sobretudo por ter sido o criador da Taça Davis, nasceu em, St. Louis no dia 5 de Julho de 1879. Morreu em Washington, em 28 de Novembro de 1945. Estudou na Universidade de Harvard.
Em 1898, Dwight conquistou – juntamente com Holcombe Ward – o torneio nacional de pares. Neste mesmo ano, perderam a final dos US Championships, frente à dupla Leo Ware / George Sheldon. Sempre com Ward, conquistou três títulos consecutivos de pares nos US Championships, entre 1899 e 1901. Em singulares, o seu melhor resultado foi chegar à final dos US Championships em 1898, perdendo com Malcolm Whitman.
Em 1900, Davis idealizou a estrutura de uma competição internacional, denominada International Lawn Tennis Challenge, que logo seria denominada, em sua homenagem, Taça Davis. Para ela, doou uma taça em prata para ser entregue ao vencedor.
Foi membro da equipa norte-americana que venceu as duas primeiras edições da competição, em 1900 e 1902, sendo o capitão em 1902. O torneio consistia numa série de 5 partidas (4 individuais e 1 em pares), entre representantes dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, disputadas em território americano.
Participou nos Jogos Olímpicos de 1904 como membro da equipa americana de ténis, não conquistando qualquer medalha.
Enveredou mais tarde pela vida política. Entre 1925 e 1929, foi secretário da Guerra dos Estados Unidos (hoje equivalente a secretário da Defesa), durante o governo de Calvin Coolidge. Foi depois nomeado governador-geral das Filipinas, cargo que exerceu até 1932.
Dwight Davis entrou para o International Tennis Hall of Fame em 1956.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...