terça-feira, 19 de julho de 2016

19 DE JULHO - FRANCISCO COLOANE

EFEMÉRIDEFrancisco Coloane Cárdenas, escritor chileno, nasceu em Quemchi no dia 19 de Julho de 1910. Morreu em Santiago do Chile, em 5 de Agosto de 2002.
Após a morte dos pais, quando ainda era jovem, Coloane abandonou os estudos no seminário Ancud e teve diversos ofícios. Foi amansador de cavalos, pastor, capataz e explorador de petróleo no estreito de Magalhães. Trabalhou ainda como funcionário administrativo na Marinha do Chile.
Tais experiências no extremo sul do continente marcaram-no imenso, pois as suas obras têm esta região como cenário e falam de temas como o embate entre o homem e as forças da natureza no ambiente inóspito e solitário da Terra do Fogo. Em 1947, participou também na primeira expedição chilena ao Antárctico.
Pela temática de seus livros, foi considerado por críticos europeus como o “Jack London da América do Sul”, sendo igualmente comparado a escritores como Melville e Conrad.
Recebeu o Prémio Nacional de Literatura do Chile em 1964 e, em 1966, foi presidente da Sociedade de Escritores do Chile. Pela França, foi nomeado Cavalheiro da Ordem das Artes e das Letras em 1997.
O seu livro “El último grumete de la Baquedano” é tido como leitura obrigatória no sistema escolar chileno. Alguns dos seus romances, novelas e contos foram traduzidos para vários idiomas (inglês, russo, italiano, francês, alemão, grego e português, entre outros).
Em 2000, o cineasta chileno Miguel Littín filmou “Tierra del Fuego”, baseado na obra homónima de Francisco Coloane.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muito mais...