quinta-feira, 14 de julho de 2016

14 DE JULHO - TILLY FLEISCHER

EFEMÉRIDE – Othilie “TillyFleischer, atleta e campeã olímpica alemã, morreu em Lahr/Schwarzwald no dia 14 de Julho de 2005. Nascera em Frankfurt, em 2 de Outubro de 1911.
Filha de um açougueiro, fez ginástica na infância, antes de se dedicar ao atletismo, onde começou por praticar o lançamento do peso, do disco e o pentatlo, especializando-se depois no lançamento do dardo. Nesta modalidade, participou em dois Jogos Olímpicos, primeiro em Los Angeles, em 1932, onde ganhou a medalha de bronze e, quatro anos mais tarde, em Berlim, onde se sagrou campeã olímpica da prova, estabelecendo um novo recorde olímpico de 45,18 metros. Como foi a primeira atleta alemã a ganhar uma medalha de ouro em Berlim, foi recebida por Adolfo Hitler no seu camarote no estádio.
Atleta versátil, que disputava os três tipos de lançamentos femininos, bateu por duas vezes o recorde mundial do lançamento do peso, quando esta prova ainda não fazia parte do programa olímpico (1929 e 1930).
Depois de se retirar do atletismo, em 1943, foi campeã de andebol pelo seu clube – o Eintracht Frankfurt.
A sua filha Gisela Heuser, baseando-se numa confissão da mãe, publicou em 1966 um livro intitulado “Adolfo Hitler, meu pai”, no qual assegura ser filha do Führer.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...