sexta-feira, 8 de julho de 2016

8 DE JULHO - ERNEST BORGNINE

EFEMÉRIDEErnest Borgnine, de seu verdadeiro nome Ermes Effron Borgnino, actor norte-americano, morreu em Los Angeles no dia 8 de Julho de 2012. Nascera em Hamden, em 24 de Janeiro de 1917.
Era filho de imigrantes da região italiana de Módena. Após servir durante dez anos na Marinha e de ter participado na Segunda Guerra Mundial, Borgnine cursou a Randall School of Drama no estado de Connecticut, estreando-se na Broadway em 1949, já com 32 anos, num pequeno papel na peça de sucesso “Harvey”.
Em 1953, já a viver em Los Angeles, com o seu rosto rude e o seu físico de pugilista, teve o primeiro grande momento no cinema ao interpretar o cruel sargento Fatso Judson no filme vencedor do Oscar daquele ano, “From Here to Eternity”, contracenando com Burt Lancaster, Montgomery Clift, Deborah Kerr, Donna Reed e Frank Sinatra.
Em 1955, conquistou fama e reconhecimento mundiais ao ganhar o Oscar de Melhor Actor pelo seu trabalho no filme “Marty”, também vencedor do Oscar de Melhor Filme e da Palma de Ouro do Festival de Cannes e que se tornou a película melhor recebida pela crítica, durante aquele ano.
A popularidade e os êxitos aumentaram nas décadas seguintes, com muitos filmes de sucesso. Borgnine também se tornou famoso na televisão americana, nos anos 1960, protagonizando a popular série cómica “McHale's Navy”, no papel de um marinheiro, que lhe valeu ser nomeado para o Prémio Emmy de Melhor Actor de Comédia.
Pela sua contribuição para as artes e a indústria do cinema, Borgnine – que participou em cerca de 140 filmes – foi agraciado com uma estrela na famosa Calçada da Fama em Hollywood.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...